Vencer um Derby, seja ele onde for, não o faz automaticamente líder da geração. Porém fazê-lo por 17 corpos, creio se lícito se afirmar, que a coisa se modifica em seu contexto, pois, passa de uma vitória para um massacre, sem precedentes. E foi exatamente isto que Obstacle impetrou a seus adversários este fim de semana em Maronas. Foram 17 corpos, de ponta a ponta e sem mexer um músculo sequer. Coisa da Disney...
Lembro da euforia quando em 1981 Shergar venceu o Derby de Epsom por 10 corpos e exatamente dez anos depois, o lourinho Generous o fez por sete. Festa no parquinho ! Odes de amor escritas por várias mãos ! Topor geral.
Será Obstacle, ainda melhor que No Bien ni Mal ? Se for, parabéns a esta dupla Araras e Duplo Ouro que parece estar funcionando de bom a melhor e boa sorte a Paulo Lobo, que certamente o receberá - espero apenas que o mais rápido possível. Afinal o que um cavalo que ganha o Derby por 17 corpos espera ? Ganhar a próxima por 25 ??? Qual o lucro financeiro ou mesmo aptitudinal que a ele será trazido ? Não consigo enxergar.
Porém algo me diz, que uma mãe como a de Obstacle, de uma linha que funciona em qualquer local do planeta, a 8-h, ainda por cima sendo filha de Elusive Quality e imbreed em Tamerett - mãe de Known fact e avó de Gone west - não consigo imaginar seu limite. O cruzamento da não corrida Came and Ser, uma filha da ganhadora de apenas uma Lychee - mas eleita por mim de há muito matriarca - com Hofbur - hoje um must em nossa criação - apenas garante a obtenção de imbreeds em Mr. Prospector e Nijinsky que certamente asseguram velocidade e estamina.
O imbreed apenas e Nijinsky, já provou sua pouca utilidade. Outrossim, quando somado a outro de velocidade, num cruazamento entre parceiros, que já possuem imbreeds próprios é fogo no parquinho. Asseguro a vocês. e recriado no Araras, é alastramento deste fogo por todo baixo...
Menção especial deve ser dada ao Stud Duplo Ouro, pois tirar No Bien Ni Mal e logo na geração seguinte a Obstacle, não parece ser sorte, embora em minha lei natural de respeitabilidade, seja necessário se lançar um a mais pra se aceitar o conhecimento do caminho. Mas quem estaria interessado nas minhas leis ?
Creio que o leilão do Araras, agora feito quando sua geração é recentemente desmamada, já se provou, como também a do Eraldo Palmerini. Está legitimamente provado que aquele que tem olho para selecionar e sabe onde recriar em algo como um paraíso equino como o Fronteira, por exemplo, colhe os frutos a partir de um ano depois.
Parabéns as conexões do Duplo Ouro e do Araras. Parece que mais ainda há por vir.