segunda-feira, 24 de agosto de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: A CLASSE DE RUFFIAN

 Com todo o carinho que sempre dediquei a Zenyatta, o respeito que me inspiraram tanto Rachel Alexandra, quanto Be Holder, Lady´s Secret e Azeri, nada para mim pode ser comparado a Ruffian (foto de abertura), entre as éguas norte-americanas. Ela foi um mito. Uma visão transcendental e a forma trágica como saiu de nossas vidas, deixou sua imagem eternamente marcada em nossos corações. Já falei dela, já apresentei enumeras fotos e até um filme dedicado a mesma. Creio que o assunto já foi explorado ao máximo.

Outrossim pouco se discute e eu acho que seria tremendamente válido, seria sobre a sua mãe, que além dela gerou a um cavalo que se tornou chefe de raça, e que hoje acredito que seja muito importante dentro da criação brasileira, Icecapade. Seu nome Shenanigans.

Quando se mora em Lexington, além de você poder ter acesso a biblioteca de Keeneland, de vez em quando tem-se a oportunidade de se conversar com personagens que foram testemunhas oculares da história, ou que em alguma oportunidade conversaram com alguém que assim poderia ser intitulado.

Keeneland, foi um projeto iniciado por James Keen, um visionário e para mim o pai da moderna criação norte-americana de cavalos de corrida. O que descobri, morando em Lexington, é que ele tinha um advisor, jornalista e bloodstock Agent, que gerenciava suas aquisições no mercado. William Allison, montou um dos mais importantes planteis não inicio do século passado. Plantel mester capaz onde fazer Keene dominar o mercado e produzir não só grandes corredores, como também reprodutores de ambos os sexos. Sua descendência passou a ser disputada pelos maiores investidores do mercado.

Bold Irish (foto ao lado), no final de seus dias foi ter as mãos de Stuart S. Jenney, o genro da senhora Phipps a matriarca de clã que veio a se transformar no mais importante criador da era moderna do turfe norte-americano. Foi assim que nasceu Shenanigans. 

Shenanigans era um tordilha filha do grande chefe de raça Native Dancer em uma das cinco consideradas mais importantes matriarcas da criação norte-americana, a já citada Bold Irish. Em sequência a descendência de Bold Irish, legado-se em conta apenas aqueles que ganharam provas de graduação máxima exceptuando-se a Icecapade por ter se transformado um chefe de raça. E ademais, se Icecapade não tivesse o gênio irrascível que tinha, sua classe o teria levado mais longe.

Shenanigans


Bold Irish
.....Blarney Castle
..........Filatonga
...............Tell Meno Lies
....................Green Forest (G1)
....................Honest and True
.........................Epitome (G1)
.....Castle Hyde
..........Ramhyde
...............Rowdy Angel
....................Angel Fever
.........................Fusaichi Pegasus (G1)
....................Demon´s Begone (G1)
....................Pine Bluff (G1)
.....Leix
..........Leixable
...............Lotus Spring
....................Queen´s Anne Lace
.........................La Via Apia (G1)
..........Tiy
...............Golden Tiy
....................Silken Sapphire
.........................Shred Account (G1)
...............Tiy Buster
....................House of Humor
.........................Myrza Tori (G1)
.....Longford
..........Castle Forbes (G1)
...............Alpine Lass (G1)
...............Irish Castle (G1)
.....Shenanigans
..........Icecapade (G2)
..........Laughter
...............Laughing Look
....................Coronado´s Quest (G1)
...............Private Terms (G1)
..........Ruffian (G1)

Fusaichi Pegasus

Como pode se notar, elementos como Ruffian não surgem do acaso. Ela descende de uma das mais bem sucedidas vertentes da consagrada família 8-c, onde não só aparecem ganhadores do Kentucky Derby, do Preakness e Travers Stakes, bem como de Breeders Cup.

Icecapade