domingo, 5 de janeiro de 2025

PONTO CEGO. ESCREVEU NÃO LEU, O PAU COMEU !

Ao contrário de La Troienne, Pretty Polly foi a qualidade personificada em cavalo de corrida. E a partir dai estabeleceu a vereda 14-c. Em pista ela venceu 22 de seus 24 compromissos, sendo segundo para Bachelor´s Button na Ascot Gold Cup de 1906 e igualmente segundo para Presto, no Prix du Conseil Municipal, dois anos antes. Sendo estas suas duas únicas derrotas.

Tríplice coroada, e detentora do feito de ter ganho 15 carreiras em sequência, ela estabilizou-se como uma das mais importantes reprodutoras de seu século. Outrossim, como La Troienne, nas duas últimas temporadas teve um visível decréscimo em sua produção, aparecendo este ano na nona colocação com 29 individuais ganhares de grupo, enquanto na temporada anterior, com um ganhador a menos, obteve a mesma colocação. Por que decaiu? Em 2022, foi terceira colocada com 35 indivíduos e em 2021 ocupou a segunda colocação com dois ganhadores a menos. 

Com Pretty Polly, escreveu, não leu, o pau comeu ! Afirmo eu com estudiosos do assunto, esperando eu que minha frase, fique audível, por mais de uma dezena de temporadas. Porém o que me assusta, é o fato de haverem apenas cincoganhadores de graduação máxima, sendo dois na India e um na República Dominicana.

Makarova destacou-se no quilometro do Prix du Abbaye de Longchamp, enquanto Sacred Wish, o fez na milha do Matriarch Stakes. O que considero pouco para uma linha tronco que sempre esteve colocada entre as melhores do planeta. Outro dado que me intriga é a falta de estamina em sua descendência atual, justamente o que em momento algum, faltou a Pretty Polly.

Em se tratando de estamina, vale a pena lembrar que Pretty Polly, é a quarta mãe de Donatello II, a quinta de Brigadier Gerard e a sexta de St. Paddy, cavalos que se excederam em classe e estamina. Em seu livro, A Century of Champions, Tony Morris a considerou a broodmare of the Century.