QUEM AVISA AMIGO É
Um foguete chamado Metido a Bacana
Após sua brilhante vitória como favorito na prova de velocidade de Maroñas, o nacional Metido a Bacana foi cantado em verso e prosa nas redes sociais. Contando com o depoimento do Chico Ávila e do Henrique do Santa Zélia do Caiboaté e com a colaboração do Dr. Adriano Quadros, vou contar um pouco da história do filho de Put It Back na americana Salle de Bain.
Animal criado no modelar Haras Santa Maria de Araras, o alazão de patas brancas foi inicialmente comprado pelo futebolista peruano Paolo Guerrero. Quando de sua saída do Brasil, o peruano resolveu liquidar suas operações de turfe e ofereceu o potro em leilão. Henrique informa que selecionou o animal juntamente com o “véio” (ninguém vive sem pai) e contando com indicação do Dr. Ulisses, do Dr. Adriano e de mais um veterinário que não teve o nome citado, apenas responde pela alcunha de “Dr. Gordo”.
Tô adorando escrever sobre a turma da velocidade. As histórias são saborosíssimas.
Neste momento o potrinho estava sendo recriado no Haras Bagé do Sul. Logo o animal foi adquirido pelo atual proprietário, Stud Vinicius Rohers. Sua campanha começa nas retas brasileiras onde estreou muito comentado e vencendo um terno e não confirmando na final. Após alguns meses, volta em Alegrete e assombra a parceirada com marcas de tempo só atingidas na era pré-antidoping. Impressionando pela maneira como dominou seus rivais. Com todas as atenções sobre o “Metidão” começaram a surgir ofertas e o proprietário estava aberto a fazer negócio. O preço era vultoso. Preço negociado, o Dr. Adriano, que já tinha o animal em altíssima conta, foi convocado para fazer a avaliação veterinária como se fosse um cavalo para exportação. O caminho natural era o Uruguai. Durante exaustivos exames clínicos, o cavalo continuava a impressionar a equipe. Para felicidade de uns e tristeza de outros, o negócio acabou não sendo fechado. O proprietário então decide levar Metido a Bacana para Maroñas onde começa sua jornada vitoriosa em 22/03/2024.
Hoje o animal já conta com 7 vitórias em 10 saídas as pistas, mais de 365 mil reais em prêmios e deu muitas alegrias ao proprietário e ao casal de brasileiros Josiane Gulart e Vagner Leal, que respondem por treinamento e condução da fera. Agora o caminho natural para ele é Dubai. Não sei se é possível chegar em condições para as disputas do festival de 2025. Ele ainda é jovem e temos hoje o castrado Tuz de 8 anos mandando na turma, tempo para vencer ele tem. Necessita apenas vontade e planejamento para realizar o sonho. O Adriano já conhece o caminho, pois fez uma bela jornada com Melhor É Impossível e tem o “Metidão” em estima até superior a este animal. Seu destino o tempo dirá.
Adorei ouvir e poder contar a história do Metido a Bacana até o momento. Que o futuro chegue e brilhe para todos os envolvidos. Encerro aqui agradecendo a participação de todos que contribuíram para que essa história fosse escrita e contada.
Abs, Baronius