sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

SAUDADES DO RIO


COMO DEFINIR SAUDADE ?

Um sentimento de gratidão por grandes momentos vividos? Ou uma dor imensa de falta que uma situação ou que uma pessoa o faz? Ou mesmo um misto de ambas sensações? Sei lá. 

Sei apenas que a natureza humana, em sua alto defesa prática, tenta apagar de seu senso memorial, tudo aquilo que lhe possa ser supérfluo, ou que lhe causou imensa dor. Outrossim, isto varia de individuo, para individuo. Eu por exemplo consigo. A maioria da raça humana, não. Para isto existem psiquiatras e psicólogos.

Nunca me sentei num divã médico, por achar que ninguém poderá resolver os problemas que eu mesmo tenho dificuldades de enfrentar, causados por experiências. Mas isto varia de um para outro. Ontem recebi do Junior, um artigo bastante informativo de 18 novas opções de restaurantes na região em que vivo: Miami e seu entorno.

Confesso que hoje, na idade em que milito, as aventuras gastronômicas poucas sensações me causam. Trocar o certo pelo incerto, neste momento do campeonato, não me parece algo dos mais apropriados. E isto dito por alguém, que dia após dia, procura por fontes possíveis de reservas genéticas, pode parece ser um absurdo descomunal. Um contrassenso.  Mas a verdade nua e crua, é que o Miami Joice, o Motok o Serafina e o Julia, já tomam o lugar de minha imaginação. hoje limitada pelo tempo. Todavia, o lembrete do Junior, me é bastante útil, pois, entre outras coisas, ajuda a mim, informar gente que por aqui passa e assim o deseja.

Quando se vive o número de anos de que vivi, o conceito de saudade, de um sabor ou sensação vivida, fala mais alto, que o da pesquisa no sentido da aventura pelo novo. Espero que tenha feito entender.