domingo, 6 de julho de 2025

PAPO DE BOTEQUIM: COMPARAÇÕES


De há muito abandonei o hábito de ver televisão aberta. Clinton ainda era presidente... 

Não assisto a Globo nem a ABC daqui, como quaisquer outras estações locais e internacionais. Prefiro os cortes do YouTube. É um processo mais rápido que vai direto ao ponto.  

Na verdade tenho televisão para acompanhar as corridas de cavalos pelo mundo, ver jogos de futebol em sistemas que pago e que se conectam com o aparelho e acompanhar series e filmes pela Netflix , a Paramount ou a Peacock.

Porém outro dia captei num corte do You Tube uma rixa entre Jimmy Kimmel e Sylvester Stallone, no qual o artista de Hollywood estava sendo criticado pelo host da ABC, por ter comparado Trump a George Washington.

Eu acho que qualquer um tem o direito de comparar o que quiser. Os argentinos comparam Maradona a Pelé, quando na verdade Maradona nem superior a Messi e a Zico, na minha opinião foi. Porém respeito. Mas esta rixa cresceu quando o Kimmel afirmou em tom jocoso, que George Washington era o pai da América e Trump de Eric.

Não vou tomar partido embora admire Stallone pelo que construiu com seus filmes nacionalistas de Rocky e Rambo e nada tenho de positivo a dizer a respeito de Jimmy Kimmel que me parece aquele apresentador tipo woke, metido a engraçado, agora encaixado na apresentação do Oscar.


Este é o problema de se tecer comparações. Não as faço, em se tratando de cavalos de corrida que não se enfrentaram, pelo menos duas vezes. E agora me vem um navegante, com indagações de quem seria melhor Field of Gold (foto de abertura) ou City of Troy (foto acima) ? Como eles nunca irão se defrontar, assumo o direito de não compara-los, mas posso afiançar que me parecem cavalos de mesmo patamar. Como Gun Runner e Arrogate que se defrontaram em três oportunidades, com vantagem do primeiro em duas, e mesmo assim os coloco em um mesmo patamar. Diferentemente de Affirmed e Sunday Silence, que os coloco um patamar acima de Alydar e Easy Goer.

Confesso que o Travers stakes (G1) de Arrogate me trás uma maior simpatia pelo mesmo, outrossim tenho que aceitar o fato que se houvesse uma troca de treinadores entre eles, o placar poderia estar 3x0 para Gun Runner. O que em outras palavras quer dizer, que conexões para mim tem muita importância. No caso de Affirmed e Sunday Silence, acho os resultados de seus duelos com Alydar e Easy Goer,  fidedignos, pois as conexões dos primeiros eram superiores a dos segundos.

Quando você seleciona inéditos, há necessidade de uma comparação de pedigrees e fisicos, todavia depois que se chega a pista, se nunca se defrontaram pelo menos duas vezes, e demonstraram o mesmo padrão de carreira, fica difícil compara-los.

E termino neste, com a eterna pergunta: que diferença fará compara-los ?