sábado, 7 de fevereiro de 2026

PAPO DE BOTEQUIM… O DIFICIL ENIGMA DA TRANSMISSÃO DE CARACTERES

Finalmente chegamos ao sábado.

Publico diariamente pensamentos de pensadores que realmente fizeram diferença, naquilo que alcunhamos de humanidade. Homens como Einstein, da Vinci, Chaplin, Churchill, Kafka, enfim gente como a gente, das mais diversas camadas sociais, que de uma forma ou de outra alcançaram notoriedade por olharem e reconhecerem, com seus próprios olhos, verdades que para muitos são ainda vistos, como intrincados mistérios. 

Não se trata de uma venda barata e ditos e sim, a aceitação que a terra é redonda, que sua esfera, bem como dos outros planetas, giram em torno de uma estrela maior e que bem podem existir outros sistemas como o nosso, chamado de solar.

Somos pequenos demais para dominar todas aa respostas que deveiamos responder e a genética que frondosamente existe no pedigree de cavalos criados para correr, em muito comandam as ações fazendo que a grande maioria de irmãos próprios ajam de forma exatamente distinta. Como explicar que uma reprodutora se negue a produzir mais do que um excepcional, quando outras o fazem de uma forma avassaladora? E não necessariamente com o mesmo garanhão. Ninguém o fará e se por acaso você encontrar um que diga ao contrário, simplesmente corra ! Pois, será sua única chance de sobreviver neste mercado.

O que dizer de Quanto Carina, mãe até aqui de pelo menos três ecepcionais ? Quais de suas sete filhas poderão repetir o seu êxito ? Teremos algo semelhante a Risota, um dia dominante, mas que o tempo não conseguiu manter a mesma qualidade de produção de suas filhas, por mais de quatro geraçõesE?

O qu faz grandes haras manterem suas principais linhas maternas vivas por décadas ? Eu diria que a capacidade que adquirirem e gerarem machos que não deixem a peteca cair. Você para montar uma frondosa árvore materna, tem que ter a semente prioritária e aduba-la com reprodutores que não apenas vão mete-la em pé, bem como as fazem crescer. È desta forma que se formam grandes plantéis e vastas florestas.

Vejo bravos criadores a procura de reprodutores que demonstraram qualidade em pista e esquecendo-se que sua participação no breeding-shed necessitará também de uma nova expertise: a capacidade de contribuir, ou pelo menos deixar que certas linhas maternas continuem a exercer sua capacidade de transmissão. O que menos um haras necessita é de um eletricista, por melhor que tenha demonstrado ser em pista ! 

Can the Man, que recentemente produziu aos dois ganhadores das primeiras provas da tríplice coroa cariocas descende da magnânima, Best in Show. Da mesma forma que o furação chamado Agnes Gold, descende de forma direta de Killaloe. Isto, não os credencia a se tornarem capazes de manter a capacidade transmissora de várias matriarcas ?

Seria difícil de explicar o tremendo sucesso como avôs maternos, alcançado no Brasil por Waldmeister, Ghadeer, Roi Normand e Wild Event ? Creio que existam formas de prova-los a todo com a simples citação de onde serviram, Santa Ana, Araras e Mondesir. Sede de potenciais matriarcas. O que fica difícil de ser explicado é como verdadeiros monstros sagrados internacionais do quilate de Royal Academy e Elusive Quality, não floresceram com a mesma capacidade demonstrada categoricamente, em outros continentes, no TNT...

Senhores o quebra cabeça é mais complicado que aparece a primeira vista. Encara-lo com seriedade, é o primeiro passo pra entende-lo e quiça, um dia, decifra-lo.