O NINHO DO ALBATROZ
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
sábado, 7 de fevereiro de 2026
PAPO DE BOTEQUIM… O DIFICIL ENIGMA DA TRANSMISSÃO DE CARACTERES
Finalmente chegamos ao sábado.
Publico diariamente pensamentos de pensadores que realmente fizeram diferença, naquilo que alcunhamos de humanidade. Homens como Einstein, da Vinci, Chaplin, Churchill, Kafka, enfim gente como a gente, das mais diversas camadas sociais, que de uma forma ou de outra alcançaram notoriedade por olharem e reconhecerem, com seus próprios olhos, verdades que para muitos são ainda vistos, como intrincados mistérios.
Não se trata de uma venda barata e ditos e sim, a aceitação que a terra é redonda, que sua esfera, bem como dos outros planetas, giram em torno de uma estrela maior e que bem podem existir outros sistemas como o nosso, chamado de solar.
Somos pequenos demais para dominar todas aa respostas que deveiamos responder e a genética que frondosamente existe no pedigree de cavalos criados para correr, em muito comandam as ações fazendo que a grande maioria de irmãos próprios ajam de forma exatamente distinta. Como explicar que uma reprodutora se negue a produzir mais do que um excepcional, quando outras o fazem de uma forma avassaladora? E não necessariamente com o mesmo garanhão. Ninguém o fará e se por acaso você encontrar um que diga ao contrário, simplesmente corra ! Pois, será sua única chance de sobreviver neste mercado.
O que dizer de Quanto Carina, mãe até aqui de pelo menos três ecepcionais ? Quais de suas sete filhas poderão repetir o seu êxito ? Teremos algo semelhante a Risota, um dia dominante, mas que o tempo não conseguiu manter a mesma qualidade de produção de suas filhas, por mais de quatro geraçõesE?
O qu faz grandes haras manterem suas principais linhas maternas vivas por décadas ? Eu diria que a capacidade que adquirirem e gerarem machos que não deixem a peteca cair. Você para montar uma frondosa árvore materna, tem que ter a semente prioritária e aduba-la com reprodutores que não apenas vão mete-la em pé, bem como as fazem crescer. È desta forma que se formam grandes plantéis e vastas florestas.
Vejo bravos criadores a procura de reprodutores que demonstraram qualidade em pista e esquecendo-se que sua participação no breeding-shed necessitará também de uma nova expertise: a capacidade de contribuir, ou pelo menos deixar que certas linhas maternas continuem a exercer sua capacidade de transmissão. O que menos um haras necessita é de um eletricista, por melhor que tenha demonstrado ser em pista !
Can the Man, que recentemente produziu aos dois ganhadores das primeiras provas da tríplice coroa cariocas descende da magnânima, Best in Show. Da mesma forma que o furação chamado Agnes Gold, descende de forma direta de Killaloe. Isto, não os credencia a se tornarem capazes de manter a capacidade transmissora de várias matriarcas ?
Seria difícil de explicar o tremendo sucesso como avôs maternos, alcançado no Brasil por Waldmeister, Ghadeer, Roi Normand e Wild Event ? Creio que existam formas de prova-los a todo com a simples citação de onde serviram, Santa Ana, Araras e Mondesir. Sede de potenciais matriarcas. O que fica difícil de ser explicado é como verdadeiros monstros sagrados internacionais do quilate de Royal Academy e Elusive Quality, não floresceram com a mesma capacidade demonstrada categoricamente, em outros continentes, no TNT...
Senhores o quebra cabeça é mais complicado que aparece a primeira vista. Encara-lo com seriedade, é o primeiro passo pra entende-lo e quiça, um dia, decifra-lo.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
BOM DIA
Fica bastante claro que o Brasil navega em mares turbulentos e se levarmos em consideração que temos poucos almirantes experientes e menos ainda bem intencionados, qualquer vaga maior, é naufrágio na certa.
A Gavea, tenta reagir com inventivas que tendem a popularizar a atividade. É um processo lento e dolorido, mas com chances de dar certo. Cidade Jardim não consegue uma união, esqucendo-se que a briga pelo nada impossibilita a salvação.
Que tenhamos um bom dia e que boas idéias surjam em nossas mentes.
PAPO DE BOTEQUIM: UM CRIME CONTRA A CrIAÇÃO NACIONAL
Não pode ser considerado coincidência, o fato que dos três ganhadores de grupo de Domingo, no hipódromo da Gávea, dois são diretamente ligados a duas importações - ai entra a coincidência - feitas por aquele que vos escreve. Veio, heroína do Possolo, é neta de Point du Bout e Olympic Oman tem como quarta mãe Indian Blossom. Bet You Can, o terceiro, tem cinco mães nacionais.
Como também não é coincidência o fato dos dois ganhadores das primeiras provas da tríplice coroa carioca, serem filhos de um mesmo garanhão, o já desaparecido e que eixou saudades, Can the Man. Ambos criados por criadores considerado médios, pelo número de éguas.
Logo, há de se convir, que a praticamente extinção das importações de potrancas e éguas de cria, por adição de taxas abusivas de importação, a seu preço original, transporte e seguro, deveria ser imediatamente extinta para o bem da criação nacional. Até que ponto as trazidas irao suportar a carga ? Como quinta e sexta mães ?
A mesma prática é levada a efeito na efetiva compra de machos. Com a diferença que um reprodutor tem seu valor dividido em cotas, logo o alto custo se dilui pelo número de associados. E vejam que a coisa está funcionando embora em meu conceito exista um numero exagerado de reprodutores para o nosso número de éguas.
Já está mais do que na hora de exigirmos do governo, uma diminuição destas abusivas taxas. Sem ajuda não haverá melhoria genética de nosso rebanho reprodutivo.
Posso garantir que o que o governo brasileiro está fazendo considero um crime contra a criação nacional.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
MEA CULPA
A mente é algo diabólico, capaz qe lhe pregar
peças, Afirmei que o Estrela Nova tinha criado quatro potros que foram os únicos de sua criação inscritos na primeira prova masculina da tríplice coroa carioca e que conseguira o difícil feito de conquistar duas vitórias, um segundo e um terceiro lugares. Pois é foram duas vitórias e duas segunda colocações, já que Arrocha empatou com Quarteto de Cordas, na segunda colocação para o selecionado por mim, Fligh Time. E ainda me dei ao luxo de esquecer que estes quatro feitos, foram realizados num período de apenas nove anos.
Espero apenas que esta falha, por mim cometida, não comprometa a sua presença ns vendas do Estrela Nova, este ano marcada pra o dia 25 próximo.









































