O NINHO DO ALBATROZ
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
BOM DIA
AVISO AOS NAVEGANTES
A live do Ninho do Albatroz, levada a efeito toda segunda as 21.30 horas, no horário carioca, nada mais é do que o encontro de quatro pessoas que amam a mesma atividade e tem o prazer de conversar, como estivessem em um botequim. Nada mais do que isto. Conversa jogada fora !
Logo não é meu intuito, bem como acredito que do Edson, do Marcel ou do Gil, assumir um posicionamento professoral. Queremos sim expressar apenas nossa opinião e ouvir a dos outros amigos, o que acham. Provocações e divergências sempre existirão. Fazem parte do molho da macarronada. Não existe um pauta nem mesmo um script rígido que atenda as condições mínimas exigidas por outras lives. Devem haver outras lives sobre no turfe, acredito eu. Ou, para variar, estou mais por fora do que o umbigo de uma vedete dos anos 60?
Desculpem a ignorância, mas não posso faltar com a verdade. Nada acompanho do Brasil. A não ser as corridas da Gávea. Quando muitos, um o outro grande prêmio de Cidade Jardim. Ser velho, já é duro. Agora imaginem ser taxado de velho mentiroso?
Agradeço a todos que nos honram em brindar com a sua audiência, que é pequena, mas altamente seleta. Na verdade 400 navegantes semanais, em se levando em consideração o turfe brasileiro, é um verdadeiro absurdo. Basta levar em consideração que não existem 400 pessoas num domingo de sol no hipódromo da Gávea.
SAUDADES DO RIO
PAPO DE BOTEQUIM. ERRAMOS MAIS DO QUE ACERTAMOS
Existem expressões que não valem absolutamente nada, mas que ditas com frequência acabam se tornando de gosto popular. Como por exemplo, para justificar algo em alguém injustificável, um bem intencionado vem com aquele surrado bordão, "no fundo, no fundo ele era uma boa pessoa"... Bull shit, como diriam os norte-americanos
Gente não é petróleo que tem que se cavucar no fundo, para então encontra-lo. Gente vive no raso e é justamente no raso, que se provam serem boas ou más pessoas. Será que quando Lula, for desta para a melhor, tão esperada pela grande torcida brasileira, alguém irá proferir esta intempérie ? Talvez a Dilma. Certamente a Gleise...
O mesmo vejo acontecer com garanhões. Principalmente com aqueles fracassados que aqui aportaram por um caminhão de dinheiro e nunca justificaram o fato. Esta justificativa é usada para minimizar o tamanho da cagada, quando na verdade o que deve ser feito, é como Paul Mellon fazia, extirpando o câncer de todos os seus pedigrees, ao preço que isto poderia custar. No Brasil, infelizmente apela-se para o fato que ele poderá se transformar num grande avô materno. Por acaso Sagamix sofreu esta metamorfose?
Quando tomei conhecimento da vinda do fracassado, inclusive na Itália, Duke of Marmelada para o Brasil, já com idade, perguntei ao técnico do haras que o iria explorar, o porque da iniciativa e ele foi enfático: "se não der como garanhão, irá se consagrar como avô materno". Ledo engano, nem com Ghadeer dando uma tremenda mão.
Vó Adelina dizia, "que pepino nasce torto e quem tentar desentorta-lo vai quebra-lo no meio". Isto servia tanto para o vegetal como para as pessoas. Que esperar de Al Capone? Flores? Só se for em forma de uma coroa em seu próprio enterro...
Seis foram os netos maternos de Duke, que alcançaram sucesso na esfera de provas de grupo no Brasil e mesmo entre aqueles que brilharam na esfera mais alta, apenas Oriental Flower parecia ser algo especial. Mas há de se notar que o pai da mesma era Clackson. O que se pode dizer do cruzamento o excepcional Ghadeer com Duke? NADA. Nenhum ganhador de grupo. Estranho, não?
E houveram outros, principalmente na esfera de shuttles. Lembram de Filago? E de Sinndar ? Peintre Celebre. O próprio Rock of Gibraltar... Qual legado por eles deixado? Qual o bem que suas vindas, deixaram?
Deveríamos ter mais cuidado em nossas importações. Parar de se deixar levar pela suntuosa campanha, pois se fracassou em um centro onde recebeu todas as oportunidades e com material de maior calibre, porque sofreria uma ampla metamorfose, ai no varonil, com o céu cor de anil? Apenas por tratar-se de um centro de menor competitividade? Bull Shit.
Vejo hoje a vinda de Sangarius e First Captain, como nas mais benéficas destes últimos anos. Para mim as mais significativas a fazer frontalmente frente ao forte contingente de nacionais, recém ingressos em nossa lides criatórias, filhos de Agnes Gold, Forestry, Wild Event, Elusive Quality, Redattore e Put it Back.
Sei que se trata de uma opinião. E sempre haverá espaço tanto para acertos como para erros. Mas porque se dar chance a um meia boca em pista, ou um meia tigela no breeding-shed? Só por serem eles vindos do hemisfério norte? Vejam o o que tem sucedido no haras El Paraíso como um reprodutor de origem chilena. Figuron, não lhe trás saudades?
Meus caros navegantes. É hora de se colocar a cabecinha no lugar e pensar nas melhores alternativas, que nem sempre serão as mais fashionables. O que importa é que sejam as mais racionais.
MORAL DA HISTÓRIA !
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
AVISO AOS NAVEGANTES
Para ser sincero, não me lembro, desde que fixei moradia aqui em Hallandale Beach no ano de 2007, de uma temporada tão longa de frio, como esta que estamos sendo obrigados a passar. Dias após dias de vento frio e temperaturas, no inicio do dia, de nove a dez graus, centígrados. Sim porque ainda meço o tempo em centígrados, as distâncias em metros e o peso em quilos. E isto, sendo morador dos Estados Unidos, desde 1987.
No Brasil, o feriado de 8 de Janeiro proposto por Lula, parece que gorou. Não deu sequer a totalizar 10% da praça dos Três Poderes, o que significa que o povo não comprou a idéia do Golpi. Somos otários, mais longe de sermos asnos.
No mais creio que aa transformações que o mundo viverá, com a nova era Trump, serão significativas. A California já pegando fogo. Facebook e X, unidos pela censura das verdadeiras fake news. O Brasil vivendo a falácia de uma democracia relativa. A Russia brigando com a Ucrânia e Israel contra as hordas árabes. O cinema em total decadência assim como as artes em geral. O que fazer?
Aviso a meus navegantes, que pelo menos aqui no Ninho, em que pese as dificuldades, vamos nos manter com a cabeça fora d´água até onde der.