segunda-feira, 4 de agosto de 2025

PAPO DE BOTEQUIM: A IMPORTÂNCIA DE SEU INSTINTO

Desde que a civilização humana reconheceu que só a beleza não põe a mesa, que aqueles que a lideram, igualmente acreditam que não se come no chão.  Simples assim.

Logo há de se respeitar a beleza, não apenas demonstrada em um rosto ou num aspecto fisico do corpo, mas sim reconhece-la também na mente, no coração, em cada movimento, enfim na alma que a compõe.  Isto tanto vale para seres humanos, quanto para cavalos de corrida. Quem me garante isto? A experiência de ter vivido no mercado por mais de cinco décadas. 

Nunca, em diria que em momento algum, a empáfia e a arrogância foram tão desprezadas, como nos tempos de Maria Antonieta. Mas penso que a atualidade brasileira, vive exatamente um momento como estes, que tende a ser histórico.

Tenho que reconhecer que Deus me propiciou estar no entorno de grandes cavalos e ter a humildade de reconhece-los e seleciona-los. Pois, mais importante do que simplesmente reconhecer, há de estar presente no momento em que o mesmo estará à sua frente. E será exatamente neste momento decisório, que você acreditará que além de todo conhecimento necessário, será necessário a utilização de algo ainda maior. De suma importância. Algo que existe desde que o mundo passou a se utilizar de talheres. Algo que tem que ser considerado a benesse das benesses. Algo que aceitamos ser uma simples intuição.

O ser humano necessita de conhecimento e imaginação para fazer rolar à sua frente, a pesada esfera de sua existência. E nada melhor do que uma intuição aguçada, para lhe dirigir as trilhas certas de sua existência. O profissional que seleciona, tem que cultivar estas três virtudes, como se fossem pétalas de uma rosa frágil e quando comprovadamente as põe em prova por intermédio de um sucesso, - que sempre será passageiro - ter a humildade de deixar de lado a empáfia e arrogância, naturais de uma inveja esculpida através de exemplos outros que se mostraram durante a sua vida.

Como explicar a escolha de um Much Better ou mesmo de uma Little Baby Bear, se não a sorte de estar no momento exato ? Com certeza não foram o respeito a nomes como Brac e Isgala ! Muitos foram aqueles que foram colocados à sua frente graças ao conhecimento que você adquiriu em descobri-los nas páginas de um catalogo. Mas quiz o destino, no meu caso, notar a beleza destes dois, por dádiva de um acaso divino. E é exatamente ai que você deve dar a vazão a seus instintos.

Esta é a única forma que encontro de definir, o que faz você decidir levantar o dedo, exatamente naquele momento. Um momento que decidirá o nfuturon de sua existência profissional. Outrossim, levanta-lo, não com a empáfia e a arrogância daquele apresentado no início desta missiva, mas sim com a humilde certeza que seus instintos, são tão importantes quanto seu conhecimento e imaginação.