terça-feira, 5 de agosto de 2025

PAPO DE BOTEQUIM: UMA LEI QUE É DIFÍCIL ATÉ DE PRONUNCIAR

Não sou tão velho assim, a ponto de lamentar a falta que um Machado de Assis e um Rui Barbosa fazem para uma sociedade tapada como a brasileira. Gostaria evidente que nestes tempos nebulosos em que vivemos, pudéssemos contar com os comentários do Nelson Rodrigues, o Paulo Francis e o Olavo de Carvalho E vou sentir muito a falta do Guzzo.

Mas o que fazer se todos nós temos um prazo de validade ? Acredito que curto, mas assim estipulado.  Platão, considerado por muitos como um dos maiores pensadores da história do mundo, era contrário a qualquer tipo de arte, já que as considerava um empecilho ao pleno funcionamento de qualquer Republica. Lula, usa os artistas para ganhar votos, enchendo-os desgraçadamente de benesses da lei Rouanet.

O evento noticia, que propiciou o aparecimento e o fortalecimento da imprensa escrita e falada e que hoje é dominada pelas redes sociais, determinou o alongamento delas, pois, enquanto houver audiência, haverá interesse de explora-la. Lembro que Lyndon Johnson, que substituiu John Kennedy uma vez disse que se a guerra do Vietnam, fosse coberta pela televisão, ainda estaria rolando ate os dias e hoje. Vide o entrevero Ucrânia  - Russia, que parece não ter fim...

E nós do turfe que tanto necessitamos de ser noticia, não conseguimos explora-las, quando mais mante-las no interesse da comunidade. Só quando acontece uma desgraça... Se o Ricardinho for ao shopping, um ou outro lhe pedirá por uma foto ou um autografo. Ao passo que se o Neymar for, o shopping  simplesmente para, a hora que seja !

Nada parece angariar pior interesse que o turfe. Surf, tennis, formula um, canoagem, judo, enfim o que seja. Até bola de gude e cuspe em distância, funciona. Menos o turfe. Não seria hora de colocar um Arrascaeta - que possui ligações estreitas com o turfe - no hipódromo da Gávea, com mesa cativa e muitos cavalos para defender suas cores? Quem sabe a Anita, um artista famoso da Globo ou o outro personagem capaz de atrair publico ? O que nos custaria ?

Tivemos a chance com o Chico Anysio e não a aproveitamos. Até quando vamos desperdiçar as mesmas ? Infelizmente como diria Paulo Francis, no Brasil, o que funciona é corrupção e sacanagem.

Trump resolveu dar uma tunda em nosso STF. Meter mais da metade do mesmo num emparedamento financeiro, que os faça a raciocinar de uma dor normal e honesta. Dará certo ?

Clamo por um novo Oswaldo Aranha, ou mesmo um maior prazo de validade para o Cirne Lima, para que alguém enfronhado na politica possa tomar conhecimento de nossa existência e de nossas necessidades básicas. Na live de ontem, o Edson Alexandre emérito conhecedor do assunto caracterizado como evento e o Gil Moss, que esteve presente, atestaram a diferença que uma firma especializada em eventos, pode trazer para um turfe moribundo como o de Cidade Jardim. Treinadores resolveram tomar uma válida posição. Não seria hora de reagirmos ? Querendo ou não, dobramos um movimento de apostas que parecia estagnado. É verdade que dobrar o quase nada, o transforma num nada maior... Fora isto, continuaremos de mal a pior.