Dizem as línguas - tanto as más quanto as boas - que o homem é produto de seu meio, o que concordo nas devidas proporções de abrangência desta afirmativa, pois existem meios e MEIOS. Variam um para um. Concordo sim, que somos produtos de nossa formação, que no meu tempo tinha muito haver com a família e a escola. Hoje creio que mais não, e sim com as hordas sociais da internet.
O que em outras palavras, acarreta sérias deficiências cognitivas.
Como todo brasileiro, nasci respirando futebol e por ele me apaixonei. Mas creio que não foi uma paixão e sim um amor que existiu enquanto durou e teve seu divorcio decretado naquela infame 7x1 do Mineirão. Mas restou o Flamengo e acima de tudo aquele que foi meu amante desde uma determinada data, todavia que dividia meu amor e acabou ele sendo, ao longo do tempo, a verdadeira paixão: o turfe.
Mas não quero fugir do que realmente estou aqui para descrever. Tenho me mantido alheio a esta Copa, como o fiz em relação as duas últimas, outrossim quiz o destino que um amigo, ontem a noite, me perguntasse se eu havia assistido o jogo que segundo ele, foi o melhor do torneio até aqui? Turquia e Estados Unidos.
Sou do tempo que um time que não marcou um único gol nas duas partidas classificatórias enfrentava um outro de um pais que teima chamar o futebol de Soccer, e isto na alta madrugada, normalmente passava a desapercebido até dos pais e dos familiares dos jogadores que o estavam disputando. But, things change...
Pois bem, a curiosidade me fez ligar a televisão e procurar pelos melhores momentos. E que momentos ! Uma pelada titânica levada a efeito por elementos talvez acostumados a jogar com balões quadrados e cuja a ação esférica que poucos acostumados como a da bola, os obrigou a encenar uma parafernália ridícula.
Pensem bem. Provas de suma importância como o Kentucky Derby de vez em quando tem também seus dias de Turquia x Estados Unidos, versão 2026. Recentemente estiveram ai, Mine that Bird e Rich Strike, que não me deixam mentir. Outrossim, são casos esporádicos, produtos de algo difícil de ser repetido. Não são regras e sim exceções.
Esta é a razão que prefiro o Turfe ao Futebol. Os Derbies citados não são vistos como os melhores. Contudo jogos como o de Turquia e Estados Unidos, sim...
Sacou ?
Um bom dia para todos.












































