
NÚMEROS NÃO MENTEM.
AQUELES QUE OS APURAM E OS MANIPULAM, NEM SEMPRE.
Com cinco provas de grupo corridas na vizinha Argentina, e uma no Peru, quatro (66,66%) destas provas foram vencidas por descendentes de Mr. Prospector, sendo três, por dois filhos de Forty Niner (foto): Appentrice e Luhuk.
Mithrandir, recente ganhador em La Plata da milha do Clasico Latino America (G3) é um descendente direto por via materna de Bambuca. Sua segunda mãe é uma Cipayo, outro fato que soma. Outrossim, o que me chama a atenção em seu pedigree é o duplo imbreeding em Mr. Prospector na razão 3x4 e Northern Dancer na razão 4x5. Isto está se tornando dia-a-dia um fato comum. Dois imbreedings que a principio eram temidos, hojem estão em moda. E quando acoplados em um mesmo pedigree, regados a muito sucesso em pista.
Muita gente tem mente de imbreedings. Porque será?
Multiplicar chefes de raça em um mesmo pedigree é sempre salutar. Está certo que com eles virão defeitos. Faz parte do pacote. Quando se tem bonus, há de se ter ônus. E defeitos, quem não os tem? Mas o que faz um cavalo ser um chefe de raça e uma égua uma matriarca, é o simples fato que eles transmitem mais qualidades do que defeitos. Nijinsky e Damascus são imbreedings que não funcionam tão bem. Porque? Não sei. Simplesmente não funcionam como a maioria dos demais. Talvez puxem mais para os defeitos do que para as qualidades. Coisas a se estudar. Principalmente entre os três maiores reprodutores da história da criação argentina.
Para mim um dos grandes reprodutores da história do turfe mundial foi Cipayo (Lacydon-Tsarina por Tamerlane), possuia um RF em Serenissima em três linhas: Serenissima é mãe de Selene, esta mãe de Hyperion, avô materno de Alycidon (pai de Lacydon) e de Owen Tudor , pai de Secret Marriage, a mãe de Tsarina e igualmente mãe de Compusure, a quarta mãe de Lacydon.
Ganhador de três estatisticas de reprodutores na Argentina, Cipayo foi também um milheiro soberbo mesmo não produzindo bons curvilhões, ancas com poder muscular e muitas vezes fisicos não muito sugestivos. Sua mãe Tsarina, o tinha em Scapa Flow. Todavia, o que sempre me chamou atenção neste descendente de Blandford foi a confluência de importantes imbreedings em chefes de raça, em seu pedigree: Hyperion 4x4, Blandford 5x5 e Pharos 5x5. Suas 33 linhas de St. Simon igulmente me sugerem que ele seria uma dos reprodutores a serem extensamente utilizados por Federico Tesio, se o grande criador ainda estivesse vivo.
E o que dizer dos imbreedings existentes no pedigree de Southern Halo (Halo-Northern Sea por Northern Dancer), outro baluarte da criação Argentina? Possuidor de três RFs: em Almahmoud, avô de Halo e mãe de Natalma, esta mãe de Northern Dancer e na excepcional Selene, mãe de Pharamond, pai de Cosmic Bomb, o avô materno de Halo e de Hyperion, o avô materno de Nearctic, o pai de Northern Dancer. E, finalmente, em Mumtaz Begum, mãe de Sun Princess, esta mãe de Royal Charger o tataravô de Halo e mãe de Nasrullah, o pai de Bold Ruler, o pai da avó de Northern Sea. Pois bem, este ganhador de oito estatisticas para reprodutores na Argentina, possuía ainda um imbreeding em Nearco na razão 5x4x6, E que tal as 22 linhas de St. Simon existentes em seu pedigree?
Creio que estes são apenas comparáveis ao ganhador de sete estatísticas para reprodutores na Argentina, Congreve (Copyright-Per Noi por Perrier). O terceiro nesta oligarquia. Igualmente portador de dois importantes RFs, desta vez em Sanda, terceira mãe de Perrier e mãe de Sainfoin, tataravô de Copyright e em St. Angela, mãe de St. Simon, avô de Perrier e pai the William the Third, avô materno de Copyright, e igualmente mãe de Angelica, mãe de Orme, avô materno de Tracery (o pai de Copyright). Em termos de imbreedigs, Congreve os tinha em grande estilo: St. Simon 5x4x5, e Springfield 5x5.
Parenteses, Copyright possuía ele próprio os RF em Lily Agnes. E sua mãe em The Sphynx.
Acredito que sejam números irrefutáveis.