
Em resposta a uma nota que aqui publiquei, o criador Newton Simões mandou-me este e-mail que considero importante de ser lido e analisado. São visões racionais e equilibradas como estes que determinam a qualidade de um turfe. Ou pelo menos se tranformam nos pilares de um fundamento turfistico. Com a palavra o engenheiro e criador:
Renato,
Gostaria de, quem sabe quando crescer, estar em condições de interagir com todas as teorias de criação dos cavalos de corrida.
Eu, como engenheiro, tenho fascinação por teorias, modelos e principios, que em seu conjunto devem se constituir nos "Fundamentos" do turfe.
Quando você fala de questões éticas e de desunião, vejo nisso uma grande miopia por quem o pratica, ou seja o famoso "tiro no pé".
Um dos principais "Fundamentos" de qualquer sistema é, como o próprio nome sugere, sua Visão Sistêmica. Ela significa, entre outras, a capacidade de se olhar a parte no todo e, o todo na parte. Isso remete também a se perceber a "interdependência" entre todos os atores e agentes do sistema em contraposição à competição saudável que nos impele.
A miopia surge quando a competição começa a extravasar para servir a objetivos menores, confudindo a visão sistêmica e provocando a decadência.
Tomara que a nova liderança da ABCPCC seja iluminada e proponha novos "Fundamentos" para o nosso setor e trazendo a competição para o justo equilíbrio com a interdependência e cooperação.
NEWTON SIMÕES
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - SP