
Minha doce e linda Cara Rafaela ...
Outro dia, recebi em minha caixa de mensagens uma pergunta de uma filha de um de meus leitores que segundo foi afirmado tem 12 anos. Bom saber que alguêm nesta idade e sendo do sexo feminino, se interesse pelo turfe. Seu nome Ana Lúcia. E por sua pergunta, me parece que sabe das coisas.
Ela me perguntou qual teria sido em minha opinião a campanha mais perfeita levada a efeito em uma temporada por um cavalo de corrida. E utilizou-se de três nomes. Secretariat, Itajara ou Zenyatta?
Confesso Ana Lúcia que os cavalos que você citou foram sublimes, mas acredito que ninguém possa suplantar a campanha the Dr. Fager em 1968, onde ele ganhou quatro titulos. Fato inédito no turfe norte-americano e creio que será único pelo resto de sua história.
Vou abrir um parenteses com dois paragrafos. Preparem-se! Eu que tenho Seattle Slew, como o maior cavalo que vi correr in loco nos Estados Unidos, creio que Secretariat, Citation, Man O'War e Native Dancer possam até ter maior crédito que Dr. Fager para os turfistas locais. Respeito. Outrossim, do que acompanhei por videos e li, Dr. Fager foi o que mais me calou fundo. Ou mal ou bem esta confiança que tinha em Dr. Fager acabou me ajundando profissionalmente no futuro. Vou explicar.
Quando deparei com Quiet American, um milheiro grandalhão que corria qual um alucina

The Doctor naquela temporada foi o cavalo do ano, o campeão de handicaps, o campeão velocista e o co-campeão da grama. E isto tendo que enfrentar a Damascus e Buckpasser, para se citar apenas uns poucos.
Em toda a sua brilhante história Dr. Fager ganhou 18 de seus 22 compromissos. Foi segundo duas vezes e uma vez terceiro, quando um pacemaker o quebrou para facilitar a vida de Damascus e Buckpasser que só o conseguiu passar nos últimos metros.
Somente três cavalos conseguiram chegar a sua frente: os cavalos do ano Buckpasser e Damascus e o champion Juvenille Successor.
O the Doctor, se gente fosse poderia ser taxado de arrogante, impetuoso, cabeça dura. Mas correr ele corria, e muito. pela revista Blood Horse ele é o sexto entre os 100 melhores cavalos do século passado. muitos o consideram apenas inferior a Man O'War e Secretariat.
Indutado ao hall of Fame, apenas três anos após ter deixado as pistas, na Tartan Farm ele reprodutivamente teve pouco tempo para provar sua qualidade. Morreu aos 12 anos, mas mesmo assim ganhou as estatísticas de reprodutores em 1971.
Um dia tecerei mais comentáios sobre o mesmo na minha Galeria de Campeões. E Ana, parabens por seu interêsse. Nós precisamos renovação em nosso turfe e você promete.