
Existem provas que mechem com a gente. Uma das que me interesso realmente nos Estados Unidos e a Metropolitan Mile. Acostumei-me a assisti-la. Pois bem, este fim de semana estive na Irlanda examinado os animais que HH. Aga Khan colocou a venda. Aproveitei para assistir os Guineos e na volta segunda-feira tive que fazer minha baldeação em John Kennedy. Com teria que ficar quatro horas no aeroporto, dei uma corrida a Belmont, apenas para assistir minha milha favorita.
Coloquei algumas Met Miles no blog. A de Aldebaran que foi uma das mais incríveis que tive o ensejo de assistir. Imaginem que o recordista Najran, Proud Citizen e Congaree estabeleceram parciais iniciais de 21” 2/5, 44” 2/5 e 1’08”3/5. Na reta o sprinter Aldebaran e o finalisador Saarland, que corriam no fundo do lote, assumiram as posições principais e chegaram juntos ao disco, distanciados dos demais, na expressiva marca de 1’34” para a pista pesada.
Não tenho dúvidas que o Met Mile de Pico Central foi o que me trouxe mais alegria. Assisti-o de Churchill Downs. Joguei, ganhei e fiquei orgulhoso que este outro sprinter o fizesse de ponta a ponta.
Holy Bull e Ghostzapper foram outros dois vencedores desta prova que na modernidade me empolgaram.
Todavia, para realizar esta verdadeira operação de engenharia tive que manter um taxi parado numa rua lateral à Belmont Park com o taxímetro do indiano funcionando. Cheguei cinco minutos antes da carreira a assisti e piquei mula. Graças a Deus o indiano, que já havia recebido a primeira parte da corrida, lá ainda estava.
Mas valeu a pena. O que me deixou surpreso foi o tempo final da carreira. 1’34” cravados como no ano de Aldebaran. Os parciais foram semelhantes: 22”3/5, 45” 2/5, 1’08”02 e a forma como que o castrado francês Bribon finalizou, idêntica.
Não era um campo forte, nem havia algo destacável, mas depois que o filho de Mark of Esteem ganhou o Westchester na mesma pista e distância, estava na cara que seria o favorito e o cavalo a se bater.

O pedigree de Bribon (Mark of Esteem-Rowat Arazi por Arazi) me fascina. Tem um Rasmussen Factor na champion Native Partner por seu filho o champion sprinter Ajdal (o avô materno de Mark of Esteem) e por sua filha Fabuleux Jane, a avó do champion Arazi (pai de Rowat Arazi). É imbreed em Northern Dancer na razão 4x4 e descende direto daquela que abre com sua foto, esta nota, Mumtaz Mahal (9-c*).
Belmont Park, Maio 25,
SHADWELL METROPOLITAN H. (G1) $600,000, 3yo e mais, 1,600m, fast, 1:34.15.
1st BRIBON (FR), 117, Ch. g. 6, Mark of Esteem (Ire)—Rowat Arazi (GB), por Arazi.
Proprietário, Marc Keller; criador, Darpat Sl (Fr); treinador, Robert Ribaudo; jóquei, Alan Garcia. $360,000. Recorde: 27-8-7-3, $735,607.
FAMILIA 9-c*
DESCENDE DE NASRULLAH-NEVER BEND por MILL REEF-SHIRLEY HEIGHTS
IMBREED EM NORTHERN DANCER 4x4
RASMUSSEN FACTOR NATIVE PARTNER 4x5
2nd Smooth Air 118, B. c. 4, Smooth Jazz—Air France, por French Deputy.
3rd Driven by Success115, Ch. g. 4, Precise End—Afleet Closer, por Afleet.
Margens: ½ , 1, fucinho
A seguir: My Pal Charlie 117, Riley Tucker 114, Runforthedoe (Brz) 114, Ready’s Echo 114, Imperial Council 108, Famous Patriot 114, The Roundhouse 114, Mr. Sidney 117, e Accredit 116.