
Não devemos confundir stamina com cavalos que ganham provas de fundo. Como Dettori frisou com bastante propriedade todos chegam a distância, mas para realmente vencê-la é necessário classe.
Na Europa este conceito funciona. Nos Estados Unidos, não. Alguém ganha. Pode ser em 2 horas, 2 dias ou duas semanas. Não importa, alguém irá cruzar o disco na frente dos outros. Isto não garante que o cavalo que o fez seja dotado de stamina. E no caso do Belmont Stakes, pior ainda. Pois, é a prova que exige demais, já que é disputada por potros, todos pela primeira vez enfrentando a distância e muitos dos quais sem stamina. Apenas a procura de graduar-se em uma prova da triplice coroa.
Para se ter uma idéia do que estou afirmando, de 1982 para cá houveram 28 ganhadores. destes, nada menos que, 13 (46,42%) são descendetes diretos do velocista e igualmente transmissor de velocidade, Mr. Prospector.
Como pode ser visto no quadro que se segue, apenas Thunder Gulch e Birdstone ganharam o Belmont stakes e foram capazes de produzir ganhadores desta prova. Numa rápida passada de olhos não se precisa ser um cientista para ver que o ramo de Fappiano é o que possibilita uma melhor adaptação a distância de 2,400m. Apresenta quatro vencedores.
MAS AQUI ENTRE NÓS. NENHUM TEM A PINTA DE YEATS.
Mr. Prospector
.....Afleet
..........Northern Afleet
...............AFLEET ALEX (2005)
.....CONQUISTADOR CIELO (1982)
Mr. Prospector
.....Fappiano
..........Cryptoclearance
...............VICTORY GALLOP (1998)
..........Grindstone
...............BIRDSTONE (2004)
....................SUMMER BIRD (2009)
..........Unbridled
...............EMPIRE MAKER (2003)
.....Forty Niner
...............EDITOR'S NOTE (1996)
.....Gone West
..........COMMENDABLE (2000)
.....Gulch
..........THUNDER GULCH (1995)
...............POINT GIVEN (2001)
.....Kingmambo
..........LEMON DROP KID (1999)
.....Seeking the Gold
..........JAZIL (2006)
.....Woodman
..........HANSEL(1991)