
O quarto dia de Royal Ascot, para muitos não inspira grandes emoções. Outrossim, este ano creio que inspirou, pois na disputa da milha do Coronation Stakes (Gr.1), uma carreira desenhada para potrancas, era notada a presença de três ganhadoras dos Guineos, um fato não muito comum.
Ghanaati (130 – Timeform), saiu do perdedor e logo a seguir venceu o Two Thousand Guineas (Gr.1) em Newmarket no dia 3 de Maio. Na oportunidade sobrepujou a invicta e champion 2yo Rainbow View.
Elusive Wave (132 – Timeform) obteve também sua segunda vitória, mantendo sua condição de invicta ao vencer sete dias depois de Ghanaati, a Poule d’Essai des Pouliches (Gr.1) em Longchamp, meio corpo a frente de sua companheira de barn Tamazirte. Ambas treinadas por aquele que parece estar em seu ano zodiacal, Jean Claude-Rouget.
E finalmente Again (129 – Timeform), do poderoso grupo Coolmore, que por pescoço, vinda de trás bateu a Lahaleeb na disputa do dia 24 de Maio em Curragh, do Irish One Thousand Guineas (Gr.1). Para se ter uma idéia da qualidade destas três ganhadoras dos Guineos, o irmão de High Chaparral, Black Bear Islande que fora favorito do King Edward VI minutos antes, tinha como maior Timeform, 129.
Pois bem além de Again, Elusive Wave, Ghanaati e Lahaleeb, Rainbow View estava igualmente presente, tentando se redimir de sua quinta colocação nos Guineos e sua quarta no Oaks, em uma carreira que todos esperavam muito.

Ghanaati uma potranca longa e grande que parece fadada a distância, novamente valer seus dotes fisicos e dominou tão logo seu seu jóquei assim exigiu, Ao comemorar a sua vitória de número 23 em Royal Ascot, Richard Hills expressou seu respeito por Ghanaati. "Existem duas mulheres em minha vida, minha esposa e esta potranca".
Ghanaati (foto), tem outro daqueles pedigrees indescritiveis. Uma 2-f pelo ramo da égua base da criação da casa real britânica, Feola. Por uma de suas filhas, a ganhadora do One Thousand Guineas & Dewhurt, Hypericum. A terceira mãe de Ghanaati é Highclere (One Thousand Guineas). Desta ramificação, igualmente descendem os graduados máximos Deep Impact (Japan Cup), Nashwan (Two Thousand Guineas, Derby, Eclipse e King George VI & Queen Elizabeth stakes), Nayef (Champion, Juddmonte International, Shaeema Classic, Prince of Wale’s), Unfuwain (segundo no King George VI & Queen Elizabeth stakes) e Elegant Fashion (Hong Kong Derby).
Sua avó, Height of Fashion, é mãe de três ganhadores de grupo, e possui dois fortíssimos Rasmussen Factors: em Feola na razão 5x4 e em Rose Red na razão 5x5, num dos mais bem elaborados cruzamentos de estrutura genética.
1 Ghanaati (USA) 2/1 B W Hills R Hills
b f Giant's Causeway (USA) - Sarayir (USA) (Mr Prospector)
2 2 Reggane 9/1 A De Royer-Dupre G Mosse
b f Red Ransom (USA) - Reine Zao (FR) (Alzao)
3 2¼ Rainbow View (USA) 13/2 J H M Gosden Jimmy Fortune
b f Dynaformer (USA) - No Matter What (USA) (Nureyev)
4 2 Elusive Wave (IRE) 4/1 J-C Rouget C-P Lemaire
b f Elusive City (USA) - Multicolour Wave (IRE) (Rainbow Quest)
5 focinho Lahaleeb (IRE) 16/1 M R Channon Darryll Holland
b f Redback - Flames (Blushing Flame)
6 2½ Heart Shaped (USA) 12/1 A P O'Brien Richard Hughes
ch f Storm Cat (USA) - Twenty Eight Carat (USA) (Alydar)
7 11 Again (IRE) 8/1 David Wachman Ryan Moore
b f Danehill Dancer (IRE) - Cumbres (FR) (Kahyasi)
8 3¼ Nashmiah (IRE) 50/1 C E Brittain Ryan Moore
b f Elusive City (USA) - Frond (Alzao)
9 10 Chintz (IRE) 40/1 David Wachman J A Heffernan
b f Danehill Dancer (IRE) - Gold Dodger (USA) (Slew O'Gold)
10 13 Baliyana (IRE) 15/2 John M Oxx M J Kinane
gr f Dalakhani (IRE) - Balanka (IRE) (Alzao)