
EXISTE NA REALIDADE UMA GRANDE DIFERENÇA DO CAVALO DOTADO DE VELOCIDADE E VAI AO FUNDO COM SEU CORAÇÃO. E AQUELE QUE GANHA TÃO SOMENTE NO FUNDO, POIS, NÃO TEM A VELOCIDADE NECESSÁRIA PARA DOMINAR CLASSICAMENTE SEUS ADVERSÁRIOS EM PROVAS ABAIXO DA MILHA.
É ISTO O QUE O ADOLPHO ESTÁ QUERENDO DIZER EM SEU BEM ENGENDRADO ARTIGO, QUE SE SEGUE.
Renato,
Se quiser ir mais longe, nos dias atuais praticamente só fundistas da Coolmore têm funcionado na reprodução. Exclua as vitórias de Sadler´s Wells, Galileo e Montjeu e veja o que sobrou pros demais fundistas... Dos novos, um dos poucos fundistas que começam a se destacar é High Chaparral - Coolmore de novo. A Coolmore hoje é portanto, sem dúvida, o maior depositário de stamina do mundo.
Vale ainda a nota de que a própria Coolmore tem seu sucesso com este perfil de reprodutor muito atrelado ao sucesso de Sadler's Wells e sua descendência, vide os exemplos citados acima. O próprio Sadler´s Wells foi um potencial milheiro que chegou aos 2.000 metros com sucesso e a se colocar em páreos de fundo como o Derby francês, ou seja, ele próprio não era bem o que se poderia chamar de fundista.
Excluindo o "nick" Coolmore/Sadler's Wells, ficamos restritos a pouquíssimas exceções, como o caso de Dalakhani, por exemplo, que serve as éguas do Aga Khan Studs. Já nos EUA o cavalo de milha a dois mil metros funciona na reprodução por um único motivo, estes cavalos não são fundistas. Para ganhar, especialmente no Dirt, em distância da milha para cima, também é necessário velocidade e força física. Some a isso o fato de que os pedigrees norte-americanos são quase integralmente permeados de velocidade e conclua que lá os "pseudo-fundistas" que funcionam tem constituição física quase de sprinters, muita massa muscular, são velozes e com pedigrees voltados para a velocidade.
Para exemplificar o que disse acima vamos citar um reprodutor que é alvo de seus elogios constantemente: Smart Strike. Vamos a seu pedigree.
Dosage Index (DI): 4,60
Center of Distribution (CD): 1.12
O DI de 4,60 significa que este cavalo não teria stamina suficiente no pedigree para chegar a 1.200 metros, onde o DI desejável seria de no máximo 4,35. Quanto ao CD, o máximo desejável pra um animal de 1.200 metros seria 0,86, ele tem 1,12.
Resumindo, o Smart Strike tem um pedigree, teoricamente, para correr corridas em cancha reta, no máximo, 1.000 metros. Pai: Mr. Prospector, um dos maiores Sprinters de todos os tempos. Usei o exemplo do Smart Strike única e exclusivamente para mostrar o pedigree do reprodutor de sucesso norte-americano, que produziu ao Champion Curlin (Breeders Cup Classic, Dubai World Cup e etc.) e mais o ganhador da Breeders Cup Turf (2.400m grama) English Chanel. Isso nos últimos anos.
Como já disse antes, não sou contra os fundistas, mas sou veementemente contra o cavalo desprovido de velocidade. Velocidade que deve existir no pedigree e ser comprovada em pista para que um cavalo mereça ingressar na reprodução.
Por isso me tornei um adepto da política adotada por HH the Aga Khan no início do século passado, segundo o qual o cavalo de corrida precisa de três fatores, que devem ser o objetivo de qualquer criador: "Speed, speed and more speed" - Velocidade, velocidade e mais velocidade.
Quanto ao cavalo veloz que poderia demonstrar até maior aptidão em páreos até a milha e que foi levado com sucesso aos 2.000 ou 2.400 metros, muito na base de seu coração, este sim é o cavalo perfeito para ser reprodutor. Este foi o caso talvez de um Sadler´s Wells, de um Clackson e quem sabe será o caso de Top Hat, cavalo que deposito as mais altas expectativas entre os nacionais a ingressar na reprodução nos últimos anos.
Acredito, inclusive, que a própria Coolmore tenha suas restrições quanto ao Stayer propriamente dito e não dotado de velocidade. Se assim não fosse, o que estaria fazendo o Yeats em campanha até hoje??? Lembrem-se que ele também é um Sadler's Wells.
Abraço,
Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa