
Que Aiden O’Brien é uma grande treinador, não existe a menor dúvida. Mesmo até entre os detratores do óbvio esta apreciação é recebida sem uivos ou dentadas. Outrossim, havia muita dúvida em relação a um de seus potros, Rip van Winkle (foto). O’Brien o via como algo transcendental e ele na verdade, não estava correspondendo as esperanças nele depositadas. Estava chegando, mas não ganhando.
Havia estreado auspiciosamente em Curragh e a seguir ganho os 1,400m do Tyro stakes (Gr.3) aos dois anos. Sua sétima colocação no Dewhurst stakes (Gr.1) não apresentou nenhuma justificativa, tanto que para seus responsáveis ele permaneceu como a força indiscutível do barn, para a disputa do Two Thousand Guineas no ano seguinte. Nova frustação. Rip van Winkle não atuou da maneira que era esperada, sendo quarto para Sea the Stars a 2 ½ corpos.
Aquela sua mãe pelo sprinter Stravinsky deveria ter soado para todos como um alerta. Talvez não para OBrien. O certo é que Rip van Winkle não demonstrou ter o mínimo cacoete para a milha e meia no Derby, onde chegou em quarto para o mesmo Sea the Stars, a dois corpos desta feita. Porém, tanto O’Brien quanto a imprensa especializada pareciam estar vendo aquilo que muitos não conseguiam ver, já que seus RPRs haviam sido de 118 e 120. Ai veio o Eclipse stakes e finalmente uma grande apresentação, a melhor entre todas e novamente frente o melhor potro de sua geração. Foi segundo a apenas um corpo mas pelo menos fez o favorito correr e fazer juz a seu cheque. Há de se notar, que nesta oportunidade bateu a Conduit que em sua carreira seguinte, ganhou de forma indiscutível a milha e meia do King George VI & Queen Elizabeth stakes.
Confesso que achava que ele não bateria a Ghanaati e suaria muito para se impor frente a Paco Boy. Ledo engano. O público o fez favorito e ele mudando de tática correu na cola de seu pacemaker. Na realidade ele não precisou dar tudo de si para bater seus dois mais temíveis inimigos na milha do prestimoso Sussex stakes (Gr.1) no meeting de Glorious Goodwood. Assumiu a ponta de Malibu Bay e não deu chance de Ghanaati, mesmo esta com vantagem de peso, sequer se aproximar. Quando esta cedeu ao cansaço, Paco Boy contido no inicio da carreira, veio de lá do fundo do lote e parecia arrasador. Mas em momento algum, nos últimos 300 metros pode diminuir a vantagem de dois corpos que o favorito tinha e manteve, sobre si. Rip van Winkle não deixou a menor sombra de dúvida ser o cavalo da carreira.
Imbreed em Northern Dancer e Mr. Prospector e com um mais do significativo Rasmussen Factor em Special ele parece estar fadado a ser o adversário de seu companheiro de estábulo, Mastercraftsman em provas em volta da milha, pois, parece que Sea the Stars estará correndo carreiras por volta dos 2,000m. E quando você necessita engrenar para dar confiança a seu pupilo, o melhor lugar a se estabelecer é longe de Sea the Stars.
Na outra prova da tarde, mais um descendente da 1-l a brilhar. Desta feita foi o dois anos Xtension.
GOODWOOD, Inglaterra, Julho 29,
BGC SUSSEX S. (Eng-G1) $485,654, 3yo e mais, 1,600mT, good, 1:37.16.
1st RIP VAN WINKLE (IRE), 125, B. c. 3, Galileo (Ire)—Looking Back (Ire), por Stravinsky.
Proprietários—Susan Magnier, Michael B. Tabor, e Derrick Smith; Criador—Roberto Brogi (Ire); Treinador—Aidan P. O’Brien. $279,990.
Quarto descendente da família 10-c, a ganhar de prova grupo na temporada.
Sexto produto de Galileo, a ganhar de prova grupo na temporada.
Primeiro neto materno de Stravinsky a ganhar prova de grupo na temporada.
DESCENDE DE NEARCTIC-NORTEHRN DANCER por SADLERS WELLS-GALILEO
IMBREED EM NORTHERN DANCER 3x4x5 e MR. PROSPECTOR 4x5
RASMUSSEN FACTOR EM SPECIAL 4x4
2nd PACO BOY (IRE), 133, B. c. 4, Desert Style (Ire)—Tappen Zee (Ire), por Sandhurst Prince (Ire). $106,137.
3rd GHANAATI, 122, B. f. 3, Giant’s Causeway—Sarayir, por Mr. Prospector. $53,118.
Margens: 2 ½ , 4 e 1 ¼ .
A seguir: Forgotten Voice (Ire) 133, Lord Shanakill 125, Beacon Lodge (Ire) 133, Mia’s Boy (GB) 133 e Malibu Bay 125.
VEUVE CLICQUOT VINTAGE S. (Eng-G2) $129,508, 2yo, 1,400mT, good, 1:27.46.
1st XTENSION (IRE), 126, Dk b. or br. c. 2, Xaar (GB)—Great Joy (Ire), por Grand Lodge.
Proprietário—Brighthelm Racing; Criador—Paul McCartan (Ire); Treinador—C. G. Cox. $74,664.
Sexto descendente da linha 1-l, a ganhar prova grupo na temporada. Um total de 7 vitórias.
Primeiro produto de Xaar, a ganhar de prova grupo na temporada.
Segundo neto materno de Grand Lodge, a ganhar de prova de grupo na temporada
DESCENDE DE NATIVE DANCER-RAISE A NATIVE por MR. PROSPECTOR-GONE WEST
MÃE ganhadora de uma carreira e um total em prêmios de US$6,000.
IMBREED NORTHERN DANCER 5x5, SECRETARIAT 5x5 e SIR GAYLORD 4x5
RASMUSSEN FACTOR EM SOMETHINGROYAL 6x5x6x6
2nd MATA KERANGJANG, 126, Dk b. or br. c. 2, More Than Ready—Love Sick, por Salt Lake. $28,303.
3rd CORPORAL MADDOX (GB), 126, B. c. 2, Royal Applause (GB)—Noble View, por Distant View. $14,165.
Margens: 1 ¼ , 1 ½ e ½ .
A seguir: Big Audio (Ire) 126, Roi de Vitesse (Ire) 126, She’s A Character (GB) 123, Dreamspeed (Ire) 126, Chaperno 126, Ishtar Gate 126 e Lucky General (Ire) 126.