O que é necessário para se convencer as pessoas, do que é certo para colher frutos futuros? Ser repetitivo. Tornar-se um chato.
E isto é o que eu serei aqui, pois, estas coincidências estão cada dia mais marcantes.
Num espaço de apenas três semanas, Zapurple vence em Morpheteville, Austrália, o SAJC South Australian Oaks (Gr.1), Enak vence em San Isidro na Argentina, o Gran Criterium (Gr.1), Real Secret se torna o herói do GP. Ipiranga (Gr.1) em Cidade Jardim no Brasil e Rihanna arrebata em Monterrico no Peru, a Polla de Potrancas (Gr.1). Perguntaria o que todos estes quatro garduados máximos tem em comum?
Os mais afoitos responderiam: ganharam no hemisfério sul. Ao que os paramenizaria pelos conhecimentos geográficos. Outrossim, complementaria que existe algo mais importante ainda. Todos os quatro descendem da linha 1-n. Isto não seria um fato louvável de se observar.
Quatro ganhadores de graduação máxima num curto período de tempo em um mesmo hemisfério.
Rihanna, que permanece invicta, e é de longe o melhor elemento em campanha no Peru, tem ainda dos fatores que a ajudam a ser o que é deste lado do universo. Trata-se de uma descendente por linha alta de Forty Niner (que na América do sul nunca falhou) numa mãe Spend a Buck (que como todo Buckpasser falhou ainda menos).
As vésperas de aquisições em Keeneland, acho que seria de bom alvitre se pesquisar quantas 1-n estarão colocadas a venda lá pelos catálogos 3 e 4, onde a coisa fica mais fácil de ser conseguida. Vou elucidar a dúvida: Nove.
Tive o privilégio de selecionar para o Haras Figueira do Lago o reprodutor Meteor Storm, que é um descendente direto da 1-n. Cavalo de imenso poderio locomotor ele certamente irá enriquecer os pedigrees nacionais com esta augusta linha. Outro cliente, Aluízio Ribeiro, conta hoje com nada menos que 5 elementos da linha 1-n, sem contar as filhas que estas éguas produziram e irão produzir. Uma Red Ransom, uma Belong to Me, uma High Chaparral e uma Bowling. Sim uma Bowling, pois, a 1-n é capaz de enfrentar todo e qualquer desafio.
Quantas 1-n você tem em seu plantel?
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!