Outro dia um cliente me perguntou qual seria a melhor venda para ele investir. E eu lhe respondi qualquer uma. Dependeria do nível de investimento que ele estivesse propenso a se enquadrar. Não foi conversa de vendedor, pois, a resposta de um destes seria a próxima venda a realizar-se. A função do agente é adquirir para seu cliente o melhor que seu dinheiro possa comprar, pois, ele só irá voltar a contratá-lo, se no decorrer do processo ficar satisfeito com o que você comprou. Comprar aqui ou acolá, a comissão é a mesma.
Confesso que não dou muita bola para quem vende o produto, já que sempre acreditei que o bom cavalo de corrida pode vir de qualquer lado. Sempre achei muito engraçado a propaganda a este respeito, como existiu uma no Brasil, de uma companhia dizer que foi ela que vendeu o Much Better. Não teria sido melhor tê-lo comprado?
Pois é, aqui nos Estados Unidos acontece a mesma coisa e existe uma chamada Taylor Made que é a que mais alardeia o fato. Este grupo trabalha bem, mas não é o fato de um cavalo ter sido em seu consign que o fará um craque. Para dizer a verdade não acho que este tipo de chamada de marketing some coisa alguma. Principalmente aqui, onde a gente nem tem noção aonde foi criado o cavalo e quem foi o seu criador. Mas há de se convir que Keeneland, talvez por ser a maior venda de cavalos de corrida no mundo em número de lotes ofertados, é a que possui o maior número de graduados nesta temporada. Ao todo 81 elementos, sendo 66 saídos das vendas de Setembro, onde o grosso de seus cavalos são ofertados. Contra 47 de Fasig-Tipton, sendo 12 advindos de sua July Sales, 10 de sua Saratoga select e 8 de sua Midlantic Sales, três de suas vendas.
Evidentemente que as vendas mistas de Novembro igualmente contribuem com mais 12 elementos para Keeneland. São os chamados desmamados. Outrossim, o que mais me surpreende é que os leilões de elementos em treinamento de dois anos tenham demonstrado tão ínfimos resultados. Na verdade as vendas de Ocala em Março, foram as que se saíram melhor com apenas 8 elementos. Menos que Tattersalls, que teve 11, mas cuja a grande maioria dos elementos lá vendidos, nunca sequer cruzam o Atlântico. E saiba-se que a venda de Ocala é menos concorrida que a de Calder em Fevereiro. Durma-se com um barulho destes.
Mudando-se de um pólo a outro, o dado estatístico importante de se levar em consideração é o número de vitórias em provas graduadas um determinado corredor pode ter em uma temporada. O elemento de altíssimo nível normalmente a fecha em 4. Logo, quando Rachel Alexandra vem com 7, é fato para não se colocar defeito. Para se ter a ideia exata da magnitute postada por esta filha de Medaglia d’Oro até aqui, quatro elementos que para mim têm muita chance de sagrarem-se vencedores na próxima Breeders Cup, Gio Ponti, Quality Road, Zensational e Zenyatta, ganharam respectivamente 4 (Gio Ponti) e três provas (os demais). Acho que isto define o que possa ser Rachel Alexandra.
Em se tratando de proprietários, a Darley, a maior investidora do mercado conseguiu nos Estados Unidos 12 vitórias grupadas esta temporada, com seus 8 distintos ganhadores. Todavia, acho que o Zayat Stables seja o investidor que talvez tenha conseguido o melhor resultado em termos de custo beneficio, pois, conta com 6 elementos ganhadores de grupo, que lhe trouxeram 11 vitórias. Pioneerof the Nile e Zensational soam para mim, como os melhores.
Adquiri recentemente duas potrancas em OBS que não acredito que devam nada aos melhores que tive a oportunidade de selecionar para meus clientes até aqui. Da Hoss e Cara Rafaela (foto) estavam nas vendas de Setembro. Indian Hope na de desmamados de Fasig-Tipton. Little Baby Bear nas mistas de Keeneland. Wild Emotions nas de July de Fasig-Tipton. Logo o bom cavalo pode estar em qualquer venda. Você apenas tem que ter olho para notá-lo. É ai que se encontra a chave do seu problema...
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!