Em 55 anos de história, pela primeira vez um representante do sexo feminino venceu o Woodward stakes, hoje prova considerada de graduação máxima.
Mas não é a toa que Saratoga é conhecida como a Graveyard dos favoritos. Mais dois galões e Rachel Alexandre teria perdido a carreira para um cavalo que corria em último e atropelou de forma contundente: o ganhador do Stephen Foster Hcp. (Gr.1), Macho Uno. Para muitos pode até não interessar já que a prova era de 1,800m e não de 1,815 metros. Todavia eu diria que a surra que esta grande potranca levou nos 300 metros finais pode vir a lhe afetar o resto de sua campanha.
Cavalos como Rachel Alexandra não estão acostumados ao peso e a humilhação do chicote- Principalmente depois de expontaneamente participar de um inicio de 22” 4/5. Calvin Borel aceitou a luta, teve o mérito de conseguir abrandar o trem na reta oposta estabelecendo-o em 46”41, mas sabia por experiência, de antemão, que aquilo teria um preço a se pagar nos derradeiros metros da pugna.
Rachel Alexandra por sua vez demonstrou mais uma vez aquela vontade de vencer que separa os gatos selvagens dos leões. Agüentou o tranco que nem gente grande. Mas nunca há de se esquecer que ela levava desta feita uma descarga de 8 libras. Sem ela, não teria vencido.
Saratoga estava em polvorosa e transmitiu este sentimento para a filha de Medaglia D’Oro. havia eletricidade no ar. E isto a afetou. Pela primeira vez em sua longa carreira ela abandonou aquela postura de profissionalidade e endoidou no passeio chegando a derrubar a Calvin Borel. Por muita sorte não se soltou e então ai estaria definitivamente configurado como Saratoga pode agir sobre todo e qualquer cavalo, principalmente um grande campeão. Secretariat que o diga, perdeu para uma cebola (Onion).
Mas ela ganhou e isto é o que interessa. Diriam a grande maioria. Mas a que preço? Ao preço de um certificação dela poder vir a ser o cavalo do ano. Agora mesmo é que Jack Jackson evitará um encontro com Zenyatta no Beldame stakes, no dia 03 de Outubro, como estava se configurando. Primeiramente porque ele teria muito a perder e pouco a ganhar. Segundo que não acredito que esta descendente de Sadlers Wells terá tempo suficiente para se recuperar do esforço dispendido. Para mim, ela dificilmente correrá mais este ano. Como igualmente acredito que dificilmente o titulo de cavalo do ano lhe escapará das patas. A não ser que Zenyatta se mantenha invicta e ganhe a Breeders Cup Classic. Aí a força da presença da última ter participado da Breeders Cup se fará presente.
A pergunta passa a ser a seguinte. Estaria Rachel Alexandra no mesmo nível de Ruffian, Personal Ensign, Lady’s Secret, Azeri, das argentinas Paseana, e Bayakoa, das duas últimas ganhadoras do Kentucky derby, Winning Colors e Genuine Risk? Creio que sim. Acho esta turma de 3 anos masculina e mesmo a de mais velhos fraca. Zenyatta me parece superior a mesma e Rachel Alexandra já provou na pista o que afirmo. Mas no frigir dos ovos, Rachel fez o que as outras não fizeram. Provou sua superioridade em três categorias. Sua vitória no Oaks foi contundente. Suas vitórias no Preakness e no Haskell poucas dúvidas deixaram. E agora no Woodward, embora conseguida a duras penas, configurou-se. O importante é que daqui para frente muita gente há de dizer para seus netos. Eu vi Rachel Alexandra correr.
Saratoga Race Course, Setembro 5,
WOODWARD S. (G1) $750,000, 3yo e mais, 1,800m, fast, 1:48.29.
1st RACHEL ALEXANDRA, 118, B. f. 3, Medaglia d’Oro (El Prado)—Lotta Kim, por Roar (Forty Niner). Dolphus C. Morrison (Ky.); treinador, Steven M. Asmussen; jóquei, Calvin H. Borel. $450,000. Recorde: 14-11-2-0, $2,948,354.
Quarto descendente da linha 1-o a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 9 vitórias
Terceiro produto de Medaglia D’Oro a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 8 vitórias.
Primeiro neto materno de Roar a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 6 vitórias.
DESCENDE DE NEARCTIC-NORTHERN DANCER por SADLERS WELLS-EL PRADO
MÃE ganhadora de 2 carreiras em 4 tentativas e um total em prêmios de US$146,495. Segunda em grupo 2.
IMBREED EM NORTHERN DANCER 4x4 e SIR GAYLORD 5X5
2nd Macho Again 126, Gr or Ro. c. 4, Macho Uno—Go Donna Go, por Wild Again. 3rd Bullsbay 126, B. h. 5, Tiznow—The Hess Express, por Lord Carson.
Margens: cabeça, 1 ½ , 8 ¼
A seguir: Asiatic Boy (Arg) 126, It’s a Bird 126, Past the Point 126, Cool Coal Man e Da’ Tara 126.