Seguir as carreiras de Sea the Stars causa-lhe duas distintas sensações. A primeira de inquietude já que a primeira gota de chuva ele passa a estar ameaçado de ser retirado. E a segunda de prazer, quando Mike Kinane lhe dá rédeas e ele acelera como estivesse correndo contra claimers.
Eu quase não dormi ontem a noite, pois, pela madrugada chovia na Irlanda. Aliás isto acontece em 82,37% das vezes. Mas o vento veio, com ele o calor e a pista ficou pelo menos praticável ao ver de John Oxx. Sea the Stars correu e meteu um novo recorde, naquela que estava sendo chamada aqui como a corrida do ano, o Irish Champion stakes (Gr.1).
Foi a a quinta vitória consecutiva esta temporada e o quinto triunfo de graduação máxima para este neto do champion sprinter Green Desert. Da milha a milha e meia com dois recordes em distâncias em torno dos 2,000m ele é o cavalo que todos sonham ter. O coloco no mesmo patamar de Nijinsky, e Dancing Brave os dois melhores que tive o ensejo de acompanhar in loco.
Kinane teve muito sangue frio. Mas muitos outros teriam, pois, quando você está com uma Ferrari formula 1 no meio de BMWs e Audis de passeio, se tiver calma e não se deixar atrapalhar, ganha. É apenas uma questão de paciência. Mas muito crédito deve ser dado assim mesmo a Kinane. Pois, ter quatro, cavalos da Ballydoyle à sua frente, dois impetrando um trem alucinante e um outro na terceira colocação, ganhador do Irish Two Thousand Guineas e do St. James Palace stakes, não me parece uma cena da mais acolhedoras. E se a isto somarmos que, um outro ganhador do Derby irlandês vinha colado em seus curvilhões, diria ser tétrica!
Para complicar ainda mais a situação caótica, no final da curva, Kinane estava encaixotado, já que Murtagh colocou seu pupilo Fame and glory a seu lado por fora e foi ai que a cilada teve o seu desfecho. Ou teria se Sea the Stars fosse apenas um muito bom cavalo. Murtagh deu a partida já sabedor que seu rival é dono de uma muito maior aceleração final. Logo a única chance de batê-lo para muitos e dar uma partida mais rápida e esperar que algo aconteça a seu favor atrás de si. Foi o que fez.
Eu, de minha parte, creio que só a tiros pode-se abater Sea the Stars e ele provou isto mais uma vez em Leopardstown. Fame and Glory assumiu a ponta. Mastercraftman manteve-se já apanhando em segundo, mas Kinane, a 500 metros do disco, deu rédeas a seu pupilo. Não bateu e dominou a carreira vencendo em recorde.
Poesy in Motion.
Agora restam-lhe o Arco e a Breeders Cup, Classic, Turf, mile, enfim a que desejar. Se ganha estas duas carreiras, talvez seja elevado a um mesmo patamar de Nearco, Ribot, Sea-Bird, Nijinsky e Dancing Brave. Ou quem sabe num ainda superior.
LEOPARDSTOWN, Setembro 5
Tattersalls Millions Irish Champion Stakes (Group 1)(3yo+) 2,400mT Good To Yielding 2m 3.90s (record)
1 Sea The Stars (IRE) 4/6 John M Oxx M J Kinane
b c Cape Cross (IRE) - Urban Sea (USA) (Miswaki) M J Kinane
Segundo descendente da linha 9-h a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 6 vitórias
Quinto produto do sprinter Cape Cross a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 10 vitórias.
Primeiro neto materno do sprinter-miler Miswaki a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 5 vitórias.
DESCENDE DE NEARCTIC-NORTHERN DANCER por DANZIG-GREEN DESERT
MÃE ganhadora de 8 carreiras em 23 saídas e um total em prêmios de US$1,704,533. Ganhadora de Grupo 1.
2 2½ Fame And Glory 9/4 A P O'Brien J Murtagh
b c Montjeu (IRE) - Gryada (Shirley Heights) J Murtagh
3th 2½ Mastercraftsman (IRE) 6/1 A P O'Brien J A Heffernan
gr c Danehill Dancer (IRE) - Starlight Dreams (USA) (Black Tie Affair)
4th 9 Grand Ducal (IRE) 100/1 A P O'Brien C O'Donoghue
b c Danehill Dancer (IRE) - Mood Swings (IRE) (Shirley Heights)
5 4½ Lord Admiral (USA) 150/1 Charles O'Brien D P McDonogh
b h El Prado (IRE) - Lady Ilsley (USA) (Trempolino)
6th 5 Loch Long (IRE) 150/1 Tracey Collins P Shanahan
b c Galileo (IRE) - Spinney (Unfuwain)
7th ½ Casual Conquest (IRE) 16/1 D K Weld P J Smullen
b c Hernando (FR) - Lady Luck (IRE) (Kris)
8th 19 Rockhampton (IRE) 150/1 A P O'Brien S M Levey
b c Galileo (IRE) - Green Rosy (USA) (Green Dancer)
9th 4 Set Sail (IRE) 150/1 A P O'Brien J P O'Brien
ch c Danehill Dancer (IRE) - Ahdaab (USA) (Rahy)
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!