Photo: Coglianese
De Rachel Alexandra a Hot Dixie Chick, diria que existem apenas alguns centímetros, já que habitam cocheiras adjacentes. Ela defende as cores do Grace Stables cuja proprietária é Barbara Banke, a esposa de Jess Jackson, este o sócio majoritário em Rachel Alexandra, Curlin, etc. E depois ainda há gente que afirma que o rio não corre para o mar...
Mas esta pequena diferença de centímetros da localização de suas cocheiras com o tempo poderá ser repetida em pista, pois, esta menina sabe das coisas. E como parece saber!
Hot Dixie Chick, obteve sua terceira consecutiva vitória, e desta feita em graduação máxima. Consigo vislumbrar nesta neta de Dixieland Band um extraordinário talento. Daqueles que a gente só encontra em cavalos de exceção.
É ainda cedo para se afirmar o verdadeiro potencial desta potranca, mas creio que elea é uma das melhores que passaram sob minhas vistas nestes últimos tempos. Não estive muito certo em relação a Rainbow View ano passado entre as européias, embora ela acabe de ganhar um grupo 1 dias atrás na Inglaterra, mas creio que não errarei em relação a esta pupila de Steve Asmussem. Espero que haja classe sobre este manto de precocidade.
Hot Dixie Chick terminou segunda em sua estréia no dia 14 de Maio em Churchill Downs, mas logo a seguir broke her maiden por 5¾ corpos estabelecendo o novo recorde da pista em :56.48 no dia 13 de Junho. Liguei minhas antenas nela e ela provou que sua vitória não fora por acaso, já que a seguir por 6¼corpos bateu de forma inapelável a Beautician no Schuylerville Stakes (G3) no dia 7 de Julho no Spa. Não houve ninguém entre os presentes que não aceitasse o fato que uma estrela surgia no universo desta nova geração. Agora esta vitória conseguida de forma instigante por 1¾corpos no Spinaway, sobre a mesma Beautician, me credencia predizer que ela me parece melhor que Mi Sueno, que este fim de semana venceu em Del Mar o Debutante Stakes (G1).
O problema é que será difícil se provar esta tese, já que o palco da diferença seria a Breeders Cup Juvenile Fillies, mas esta será disputada em uma superfície de plástico que pare não ser de agrado do senhor Jesse Jackson. Espero que sua esposa tenha uma opinião distinta.
Não há de se passar a desapercebido que Dixie Union tem dois lideres da nova geração. Um entre as fêmeas da costa este. E um entre os machos do mid-East, Dixie Band. O que não me parece nada mal. Quatro são os seus filhos ganhadores de grupo nesta temporada, responsáveis por um total de 5 vitórias.
Saratoga Race Course, Setembro 6,
SPINAWAY S. (G1) $300,000, 2yo, f, 1,400m, fast, 1:22.28.
1st HOT DIXIE CHICK, 119, Dk. b. or br. f. 2, Dixie Union (Dixieland Band)—Above Perfection, por In Excess (Ire) (Siberian Express). Proprietário, Grace Stables LLC; criador, Santa Rosa Partners (Ky.); treinador, Steven M. Asmussen; jóquey, Robby Albarado. $180,000. Recorde: 4-3-1-0, $285,685.
$435,000 2009 FTFFEB;
$340,000 2008 FTSAUG.
Primeiro descendente da linha 4-p a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 2 vitórias.
Quarto produto do milheiro alongado Dixie Union a ganhar prova de grupo na temporada. Um total de 5 vitórias.
Primeiro neto materno do miler In Excess a ganhar prova de grupo na temporada.
DESCENDE DE NEARCTIC-NORTHERN DANCER por DIXIELAND BAND-DIXIE UNION
MÃE ganhadora de 7 carreiras em 9 tentativas e um total em prêmios de US$380,737. Ganhadora de Grupo 3.
IMBREED EM NORTHERN DANCER 3x4 e WARFARE 5x5
2nd Beautician 119, Gr. or Ro. f. 2, Dehere—Caroni, por Rubiano. 3rd Bickersons119, Dk b. or br. f. 2, Silver Deputy—Dancehall Floozy, por Paramount Jet.
Margens: 1 ¾ , 8 ½ e 2
A seguir: Sassy Image 119, Magic Appeal 119, Opus A 119, Sky Fever 119 e Snap Happy 119.