Numa semana de grandes carreiras disputadas no meeting de Glorious Goodwood, eu achei que apenas Goldikova iria me tirar do sério. As vezes é até difícil de querer sequer acreditar. Mas duas performances no sábado me chamaram uma significativa atenção, pela forma como foram erigidas pelos respectivos elementos nela inseridos. Uma na Inglaterra, no fechamento de Goodwood e outra no Brasil, mais precisamente no hipódromo da Gávea. Como defini-las? Realmente me faltam palavras. Mas me lembrei de algo escrito por Affonso Romano de Sant’Anna. Assim ele disse: “Volta e meia lemos coisas que confirmam que a vida continua insistindo em imitar a arte, como a se vingar da frase que diz que a arte imita a vida”.
Pois bem, não estou infelizmente falando de In Chatillon, filha da por nós selecionada e importada Du Chatillon, que ganhou o Roberto e Nelson Seabra (Gr.1), numa carreira onde Hostellerie me pareceu a melhor. Estou me referindo a Midday e a Desejado Thunder. Os dois animais, em distintos continentes, me encheram os olhos. Assumiram a posição de viventes imitadores da arte e por suas atuações transformaram-se em poesy in motion. A arte das artes.
Mas vamos por partes: ela que assumiu a ponta ao faltarem 500 metros para o desfecho dos 2,000m do Nassau stakes (Gr.1), livrou-se dos demais e surpreendentemente foi acometida por um momento de desconcentração a 300 metros depois. Com isto, possibilitou que Stacellita e Antara se aproximassem, e a possibilidade de ser engolida parecia latente. Ledo engano. Lembrada por seu jockey, voltou a partir dali, já na seta dos 100 finais, e ainda ganhou por pouco menos de 2 corpos. Se não tivesse visto, provavelmente não acreditaria. O potro tomou a ponta da disputa do quilometro do GP. Major Suckow (Gr.1) e se manteve nela sem ser mexido, enquanto seus mais temidos rivais o acompanhavam já empurrados. A 400 metros do disco, foi atacado. Seu jóquei lhe deu um aceno com o chicote, sem tocá-lo e ele igualmente largou dali, para ganhar por mais de 3 corpos.
Largaram dali. O que esta expressão sugere? Que ambos são elementos de exceção. Ambos, mesmo em distâncias diferentes, no momento do perigo, demonstraram a diferença que os fazem serem animais distintos. Resumindo, Midday e Desejado Thunder merecem o respeito pela qualidade que exalam.
FAMILIA 9-e
20 Chefes de Raça
NORTHERN DANCER 4x5x5
NONO DESCENDENTE DA FAMILIA 9-e
A GANHAR PROVA DE GRUPO NA
ATUAL TEMPORADA EUROPEIA,
PERFAZENDO UM TOTAL DE
10 VITÓRIAS.
DÉCIMO FILHO DE
OASIS DREAM (GREEN DESERT)
A GRADUAR-SE NESTA MESMA TEMPORADA
PODE SER COINCIDÊNCIA
MAS A MÃE DE MIDDAY, COMO DYNAFORMER
É IMBREED EM NASHUA
UMA FONTE STAMINICA E DE CONSISTÊNCIA