HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: AONDE ESTA RUA VAI TERMINAR?

Street Cry, de há muito deixou de ser uma opinião para se tornar uma tremenda realidade. Trata-se de um dos mais sólidos reprodutores a serviço do mercado e de longe o melhor saído das não muitas fecundas lides de reprodutores da família Maktoun.

Este filho de Machiavellian - a quem respeito mas não idolatro - na verdade por aptidões locomotoras têm a meu ver muito mais com sua mãe Helen Street , que como ele foi a distância - ao contrário de Machiavellian, que graduou-se apenas aos dois anos e na distância de 1,200m - que a seu tempo venceu o Oaks da Irlanda e foi terceira no Yorkshire Oaks, duas provas que exigem talento e stamina.

Helen Street era uma filha de Troy, um dos maiores cavalos que vi correr e o único a completar a difícil quadrifeta, dos Derbies da Irlanda e da Inglaterra, do King George VI & Queen Elizabeth Stakes e da Benson & Hedges Gold Cup, na terceira colocada da Poule d'Essai des Pouliches Waterway.  Waterway não tinha a stamina, pois seu pedigree tinha como estrutura o cruzamento do milheiro alongado Riverman, no sprinter Pall Mall.

Troy era a chave da stamina de Helen Street assim como ela, a meu ver era a chave da stamina de Street Sense, quando este em campanha. Sempre fui um apaixonado por Helen Street e quando tive o ensejo de ver uma égua chamada Pointed Path, nas vendas de Keeneland, cheia do então já esquecido reprodutor Irish River, não tive dúvidas em adquiri-la para mim. Estamos falando do ano de 1992, onde Machiavellian não fora sequer concebido.

Pointed Path era uma neta de Boulevard, esta a mãe de Helen Street. Quis o destino que no ano de 1994 a dois anos de Pointed Path, chamada Fairy Path, fizesse u a coisa que até então apenas Nureyev havia feito: estrear numa carreira de Grupo 3 na França e ganhá-la. Imediatamente meu telefone não parou de tocar e eu tive a felicidade de transformar um investimento de baixos 5 dígitos e um de médios 6 dígitos. E assim Pointed Path foi para a o Japão, onde veio a produzir com Sunday Silence um dos maiores corredores que aquele pais já teve o ensejo de ver, Neo Universe.

Logo esta linha materna é um plus. Outrossim, Helen Street não foi aquilo do que dela era esperado na reprodução, até que aos 16 anos veio a dar a luz a um potro por Machiavellian que veio a ser batizado com o nome de Street Cry.

Terceiro na breeders Cup Juvenile de 2000, para Macho Uno e Point Given, ele na verdade foi se fazer como cavalo de corrida em Dubai onde venceu não só os 2,000 Guineas, como foi segundo no Derby local no ano de 2011. De volta a Dubai no ano seguinte venceu um dos Maktouns Challenges e a seguir a Dubai World Cup (Gr.1), ambas na distância de 2,000m e contrariando o que parecia uma tônica, que os advindos de Dubai necessitavam algum tempo para se readaptar nos Estados Unidos ele ganhou os 1,800m do Stephen Foster Hcp. (Gr.1) de Churchill Downs, a carreira que verdadeiramente o qualificou a poder ser considerado um possível reprodutor. Assim sendo, era possível de se relacionar sua melhor campanha a partir dos três anos e a stamina a sua mãe, do que propriamente a velocidade e precocidade de seu pai.

Como disse anteriormente Street Cry é um must reprodutivo. Produz elementos capazes de correr provas de velocidade e de meio fundo. E somente a partir da estréia de sua primeira geração da qual pertenceu o impressionante Kentucky derby winner Street Sense ele teve um up em seu book de reprodutoras.

Street Sense foi um dos mais impressionantes ganhadores do Derby que tive a oportunidade de ver correr. Ele quebrou uma anomalia turfistica de que o ganhador da Breeders Cup Juvenille era incapaz de ganhar no ano seguinte, o Kentucky derby. E ele o fez de uma forma de arrepiar, saindo da última colocação para vencer com sobras.  Segundo no Preakness e ganhador a seguir do Travers Stakes, ele foi adquirido no final de sua campanha, para seguir o mesmo caminho de seu pai, nas lides dos Maktouns.

Ele e um outro cavalo chamado Street Boss, um dos mais impressionantes sprinters que tive o ensejo de ver correr, capaz de estabelecer o recorde em Hollywood Park em 1,200m parando os cronômetros na impressionante marca de 1'07" 2/5, foram entre seus produtos o que mais me impressionaram e nos quais me propus a investir.

Ao contrário de Street Sense, que era o que era por ter sua estrutura genética calcada em elementos de extrema velocidade como Machiavellian, Ogygian e Blushing Groom, Street Sense tinha em seu arcabouço nomes estaminado além de seu pai, tais como Diexeland Band e His Majesty. Nada consegui comprar de sua primeira geração, e eis que dela aparece uma potranca que estreia e ganha por nada menos que 16 corpos. Sim eu disse 16 corpos!

Seu nome Aubby K, seu avô materno o Champion e invicto Breeders Cup Juvenile winner, Capote.

Esta potranca pode ser um nome de muita importância nesta geração. Guardem este nome.

Mas pelo menos de Street Boss, consegui comprar uma égua prenhada, Elizas Time, uma filha de Barathea, irmã materna do Grade 1 winner Sunshine Street,  cuja avó Liberty Spirit, é a avó da grande campeã canadense Glorious Song. Linha materna de Rahy, Devils Bag, Singspiel, etc... O potro que nasceu e hoje pasta em Bagé, é uma pintura, como pode ser visto na fotografia de abertura.