HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: MAN O'WAR

Um leitor, me interpelou achando que pelo que escrevo e comento, eu demonstro ter mais afeto para com Secretariat do que em relação a Man O'War. Correto, tenho sim.

Disse e repito, entre os que vi correr, aqui nos Estados Unidos, não tenho dúvidas que o que mais me impressionou foi Seattle Slew. Era um cavalo que demonstrava uma vontade imensa de correr. O fazia com raiva. Dos que vi em filmes, sem dúvida alguma foi Secretariat. Sua corria como uma máquina perfeita. E diria que entre os que li e tomei conhecimento de suas histórias pela pena e oratória dos outros, Man O'War, Citation e Count Fleet. Mas sempre é distinto ver de apenas ouvir ou ler. Pelo menos é o que acontece comigo.

Espero que isto satisfaça a aquele que me cobrou, embora volto novamente a repetir que grandezas não podem ser medidas e muito menos comparadas. Todos os citados são cavalos que chegaram ao cume máximo de suas campanhas, pela imensa capacidade locomotora. Não cabe a mim, ou a ninguém querer imaginar quem poderia ser o melhor, sem que um embate direto entre os mesmos pudesse ser travado, dentro de uma condição considerada ideal para ambos os lados.

Man O'War foi sublime. Numa época em que era travado o primeiro conflito mundial. Não tenho o menor resquício de dúvida a este respeito. Ele realmente captou a atenção de tudo e de todos. E assim o fez, dentro e fora das pistas, já que seu proprietário, Samuel Riddell, tentou de todas as maneiras afogá-lo reprodutivamente. Imaginem que Man O'War, apenas cobria égua de sua propriedade - que diga-se de passagem, deixavam bastante a desejar - e seu book, não era superior a 25. Mesmo assim, em 22 temporadas de monta foi capaz de produzir  a 64 stakes winners de um total de 349 produtos registrados. Um altamente significativo percentual de 17%. Somando-se a isto, o importante feito de ter produzido a 8 champions. Com tudo contra, sua força de transmissão era tanta, que ainda assim, sua linha continua viva até os dias de hoje. Mas voltemos ao grande corredor que foi.

Em pista correu 10 carreiras aos dois anos, vencendo 9 delas. Chegou a carregar nesta idade o peso de 130 libras. Aos 3 anos correu 11 e ganhou as 11. Não foi tríplice coroado, pois, não fora nominado por seu proprietário. Ganhou o Preakness e o Belmont, sendo este último por 20 corpos em recorde. Uma vez defrontou-se com um triplice coroado, Sir Barton, e o tratou como a um claiming horse, o batendo por 7 corpos, em Kenilworth Park, estabelecendo desta feita, uma nova marca para a distância de 2,000 metros  neste hipódromo canadense, em nada mais, nada menos que 6 1-2 segundos. O que tornaria licito afirmar, que ele ganharia de qualquer outro cavalo ali corrido por 40 a 42 corpos.

Aliás, este filho do temperamental Fair Play, corria apenas para recordes. Em 8 oportunidades ele estabeleceu recordes, que foram da milha aos 2,600 metros. E o fez em hipódromos de primeira linha, como Belmont Park e Saratoga. Foi sacrificado no dia 1 de Novembro de 1947, aos 30 anos de idade. Foi enterrado na Faraway farm onde serviu e um dia seus restos foram transladados em 1970 para o Horse Park Center, onde hoje descansam, sob as vistas da estátua de bronze, erigida em sua homenagem.