Renato,
O fato do SEATTLE SLEW ter escapado do box não pode ter contribuido para a sua derrota na Jockey Club Gold Cup? Na época houve algum comentário sobre este fato? Numa certa ocasião, um animal de minha propriedade escapou do box se adiantando um pouco mais do que no caso do SEATTLE SLEW. Como animal espontaneo liderou a prova até a entrada do tiro direto, quando se deu por vencido, examinado após a prova foi constatado que o mesmo havia sido acometido de uma forte distensão e na ocasião acreditávamos que o fato de ele ter escapado por ter contribuido diretamente para tal situação. A adrenalina de um animal antes do pareo deve ficar a mil por hora, agora imagine ele sair do box com tudo e derrepente é brecado, como não fica tudo isso. Já observei muitos animais que escaparam do box fracassarem e quando ganharam é porque sobravam muito e no caso da Jockey Club Gold Cup, com adversários do calibre de AFFIRMED e EXCELLER, não dá para dar sopa.
Um Abraço
Marcelo Augusto da Silva
Marcelo,
Esta é para mim uma das mais importantes carreiras que tive o privilégio de assistir. Eu estava em Belmont Park, pois, quando decidi assistir a carreira e viajei para os Estados Unidos, também Alydar estava inscrito. Outrossim, ver Seattle Slew perder da forma como perdeu e sentir que todos que me cercavam o aplaudirem como o verdadeiro vencedor, me deixou arrepiado. Valeu a pena, mesmo sendo eu um das testemunhas da queda de um grande ídolo.
Ali tive a nitida noção que Seattle Slew seria um reprodutor de primeira, embora houvessem muitos que duvidassem de seu pedigree. Bastava ele transmitir aquela sua coragem. Que para a felicidade daqueles que nele confiaram, ele no final acabou por transmitir.
Uma vez, em um GP. Brasil eu tinha o El Santarém como o cavalo a se bater. No partidor ela deu uma partida falsa. Um cara da TV Globo, que estava perto de mim, me entrevistou e perguntou quem eu achava que venceria. Mudei imediatamente minha opinião: depois desta falsa largada, acho que Off the Way irá vencer. E foi o que deu.
No Preakness de Barbaro eu estava no Brasil assistindo pela televisão e quando ele deu aquela sua falsa partida eu disse para os que estavam a meu lado; não ganha mais. Nunca imaginei que iria acontecer o que aconteceu.
No caso presente de Seattle Slew, os parciais que ele foi obrigado a marcar devido o assédio de Affirmed e seu faixa, foram um outro fator, ao meu ver, ainda mais do que significativo, que ajudou em sua queda. E assim mesmo com mais 50 metros ele ganharia. Caiu, mas caiu de pé. Cavalos como ele são poucos. Mesmo nas adversidades se agigantam.
Abraços
Renato