HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

terça-feira, 27 de maio de 2014

PAPO DE BOTEQUIM: SERIA FÁCIL SE GANHAR UMA TRÍPLICE COROA?

Muita gente curiosa com California Chrome. Afinal um cavalo que vem ganhando com a segurança que ele vem ganhando, não pode pensar sequer em perder o Belmont Stakes. Mas eu diria que houveram outros, em que demonstraram superioridades até maiores que a demonstrada até o presente momento por ele e que não conseguiram conquistar a tríplice coroa. Mas por algum tempo, a coisa parecia até simples.

Imaginem que se por estas peripécias do destino,  em 1979 Spectacular Bid, não pisa naquele prego dias antes da grande carreira e o débil mental que o montou não fizesse o que fez, na reta oposta de Belmont Park, o fantástico tordilho talvez tivesse até ganho e então teríamos, quatro tríplices coroados em sete anos. E muitos poderiam pensar, que era fácil se conseguir este troféu. 

Mas a história conta que depois de Affirmed, em 1978, nenhum outro cavalo ganhou a tríplice coroa. Treze chegaram a poder ganhar-la, mas fracassaram exatamente no Belmont Stakes e a conquista passou a ser um desafio e hoje, gente que nem sabe onde é Belmont Park, estará ligado no primeiro sábado de Junho na NBC, para participar de um momento histórico. Momento histórico é coisa que ninguém deixa passar com indiferença. Você quer ser testemunha ocular da história. Seja esta história a que for. E a mídia, incitada pelos patrocinadores e organizadores da carreira, se esforçam em criar o suspense em torno da mesma. 

Diria que hoje, sem o menor receio de estear exagerando, que o nome de California Chrome aparece mais na imprensa que o de Barak Obama. Bem que dona Dilma precisava de um herói como este, para que a população se esquecesse dela por algum tempo...

O mundo do turfe anseia por grandes histórias. As duas últimas grandes histórias do turfe foram sem dúvida alguma Frankel e Black Caviar. Zenyatta esteve a um focinho de complementar uma terceira e pode parecer aos menos avisados que ter cavalos como estes, é normal. Pois, garanto a vocês que não é. São tantos detalhes. São tantos os rebates, que se alguma coisa acontece exatamente naquele minuto que você mais precisa provar seu ponto, toda e qualquer história, vira estória. E lembrem que na grande maioria das vezes, a carreira é decidida por um fator chamado jóquei. É um mal calculo de percurso e não há Harp Star ou Zenyatta que resistam.

California Chrome vai para a sua décima terceira carreira. Muito diferente de Big Brown, que ia para a sua sexta carreira ao se perder, como se perdeu, no Belmont Stakes. Logo, estamos falando de um cavalo que no mínimo tem mais cancha, que os seus adversários, que faz o seu próprio destino no desenrolar de uma carreira e que conta ainda com a vantagem, de não ter adversários - até aqui - que provaram ter a sua medida. Lembra-me um pouco as histórias de Smartly Jones e Big Brown.

Não importa, pois, para mim a medida de um cavalo não se dá pelas carreiras que ganhou e sim como as ganhou e quem teve que bater para conseguir completar seus objetivos. Por isto, California Chrome, para mim, é ainda uma incógnita. Muito diferente de Spectacular Bid, e diria que diferente de Pleasant Colony, Silver Charm, Big Brown ou Real Quiet, todos sem exceção, elementos que seriam bons cavalos mesmo em grandes gerações, outrossim, que não tivessem elementos diferenciados como Seattle Slew, Secretariat, Affirmed e companhia.