Outro dia falei sobre a qualidade física de animais, e de como 90% dos grandes cavalos que vi correr tinham físicos primorosos. O que eu quero é que entendam, que para mim, o cavalo de corrida é uma obra de arte. Posso estar errado em tratar da questão desta forma. Paciência. Foi assim que formei a minha mente e é assim que os resultados que consegui, surgiram. Outrossim, eu quero igualmente deixar claro, que a obra de arte, não é necessariamente bonita. Gaudi erigiu monumentos a estranheza. Picasso louvores ao contorcionismo. Goya, verdadeiros mapas do inferno do lado do avêsso. E nem por isto deixaram de ser consideradas obras de arte, com valor e disputa no mercado. Artistas como eles - considerados por muitos como gênios - têm a capacidade de quando mergulhados em seus trabalhos, emergir em um universo paralelo, como Beethoven, na música, Einstein na ciência, Nureyev no ballet, Pelé no futebol, e Tesio na criação de cavalos de corrida.
Contudo para mim, que tenho formação de arquiteto, ver cavalo desequilibrado, é como ter a sensação de uma agonia inevitável. É paralisante, quase hipnótico, leva-me as raias do esoterismo Tenho que me conter, para não o fazer voltar à sua baia - de onde nunca deveria ter saído - antes mesmo de dar seu segundo passo. E pasma-me o tempo que algumas pessoas perdem examinando, algo que qualquer iniciante do mercado vetaria, nos primeiros segundos.
Sem querer trazer para mim a infalibilidade papal, que muitos defendem em nossa atividade, a ponto de renegar toda e qualquer teoria, eu diria que a arte de se selecionar cavalos de corrida está em ver qualidades, não defeitos. Sacar as coisas que não estão em seus devidos lugares, é obrigação de todo agente. Agora dentre os bonitos, distinguir o joio do trigo é o verdadeiro divisor de águas. É o que chamo, de captar qualidades.
Olhar para uma pintura de Picasso e achar que o nariz está torto, os olhos em quadrantes distintos, qualquer um é capaz de notar.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO