HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

domingo, 25 de maio de 2014

UMA HARPA NAS ESTRELAS

Confesso que tenho um pouco de receio da linearidade. Isto é aquilo que apresenta resultados, mas não convence, como o time do Atlético de Madrid. Arruma um gol e passa o resto do tempo rezando e fazendo o tempo escoar. Ai quando cai na realidade leva uma surra, como a que acaba de levar do Real Madrid em Lisboa. Outrossim, tenho verdadeiro pavor daquele que ao contrário vive de improvisações mirabolantes, como as do presidente Jânio Quadro, que segundo suas próprias palavras bebia por que a cachaça era liquida, já que se fosse sólida, comeria. E que tinha como maiores preocupações, a abolição do biquini, da minissaia e de qualquer tipo de apostas, fossem elas de rinha de galo ou mesmo nos prados das corridas de cavalos. O que para uma mente doente como a sua, eram a mesma coisa.

Enganam-se aqueles que acham que o presidente Lula foi o primeiro a subir a rampa do planalto vindo de família humilde e que gostava de encher a cara. Jânio, décadas antes, tornara-se o primeiro a conseguir, vitima como o segundo, de uma votação de gente que queria mudanças, mas ao invés de procura-las de um modo racional, apelou para a improvisação e partiu para o culto ao esdrúxulo.

A virtuosidade é necessária, para que haja diferenciamento entre o normal e aquilo que excede. Principalmente em se tratando de cavalos de corridas. E acredito eu que hoje, na madrugada vi uma potranca correr o que poucas vi correr e arrisco a afirmar que se ela for trazia para o Arco, ganha, ou faz uma belíssima carreira. Estou me referindo a Harp Star.

E olha que além de ser uma afirmativa arriscada, quando se olha o resultado do Oaks japonês, e verifica-se que ela não passou de uma segunda colocação, dou o direito a qualquer um pensar que estou mai para Jânio Quadros, do que para alguém dotado de sanidade mental. Sim, ela não ganhou. Outrossim da forma como veio a ser corrida, não ganharia a não ser que as da frente parassem. E elas não pararam. Qualquer elemento muito bom, nas condições em que Harp Star foi corrida, chegaria pouco a frente do meio do pelotão, lá pela sétima ou oitava colocação. Ela correu sempre a frente de apenas duas concorrentes, num campo de 18 competidoras, entrou na reta em último, foi trazida aberto a meio de raia e perdeu por pescoço. Mais 10 metros e ganharia.

Sei que é difícil se precisar que uma fêmea, corrida do outro lado do mundo, possa vir a Longchamp e ganhar o Arco. Não que os cavalos treinados no Japão não tenham condições de fazê-lo. Recentemente eles estão vindo e chegando bem perto. Mas existem condições especiais para um cavalo se sair bem em Longchamp e eu acredito que Harp Star as tenha, se for corrida mais perto, pelo menos no final do pelotão do meio. Não como fez, nas últimas colocações.

Sua aceleração final é estonteante. Confesso que assisto muitas carreiras e ontem mesmo fiquei a madrugada toda assistindo ao Japão e a Hong Kong. Mas afirmo, sem o menor resquício de dúvida, que poucos animais possuem esta aceleração apresentada por Harp Star. Usei o termo estonteante, como poderia usar fulminante. Lembrou-me Nijinsky, quando este perdeu o Arco para Sassafras em condições exatamente idênticas.

Trata-se de uma filha do fenômeno reprodutivo Deep Impact e advém de um bom ramo da 9-f.

Não falei da ganhadora. É, existe uma razão. A performance de Harp Star, eclipsou, todas as suas adversárias. Senti-me hiptonizado por sua ação, como sentia-me quando via o Ricardinho tirar Much Better para fora. A corrida para os demais terminava por ali. São cavalos como estes que para mim fazem a diferença e lhe obrigam a ficar madrugadas acordado, para assistir a um espetáculo, que deve estar entre os mais emocionantes da terra. Se não está, deveria!