Seria como eliminar a relação do pensamento com a palavra, se eu afirmasse que uma grande corredora, não pode gerar a um Derby winner ou a um outro grande cavalo capaz de correr provas neste patamar. Se assim o fizesse, estaria eu apenas expelindo por intermédio de flexões das cordas vocais, "tonterias" sem o menor comprometimento com os neurônios. Poderia ser chamado de seu RenaTo
O que afirmo é distinto. Não é necessário ser uma égua de grande campanha clássica, para se tornar uma reprodutora importante. Acho que dá para entender. Acredito que não preciso desenhar.
Australia, é um filho da Oaks winner Ouija Board e seu pai é o igualmente Derby winner Galileo. Mas ele é apenas o segundo com este tipo de cruzamento a ganhar o Epson Derby. O outro foi Lammtarra, cujo pai Nijinsky foi tríplice coroado e a mãe, Snow Bride ganhou o Oaks de lambuja... Bem, ganhar ela não ganhou em pista. Ganhou no tapetão, com a desclassificação meses depois da verdadeira ganhadora, Aliysa.
A mãe de Galileo, Urban Sea, não ganhou o Oaks, mas levou o Arco e produziu a outro ganhador de Derby, Sea the Stars. E ela não foi a única a produzir a dois ganhadores de Derby. Windmill Girl, ganhadora do Ribblesdale Stakes (o Oaks de Royal Ascot), também gerou a dois derby winners: Blakeney e Morston. E olhem estas coincidências da vida. O primeiro era filho de Hetthersett, que foi o favorito do seu, mas derrubou seu jóquei. O segundo de Ragusa, que ganhou um Derby, mas em Curragh.
Selene não ganhou o Oaks, pois, nele não fora inscrita. Pois, se isto tivesse sido feito, dificilmente teria deixado de ter vencido, já que emplacou o St. Leger contra os machos e foi uma égua sublime, dentro e fora das pistas. Coberta pelo Derby winner Gainsborough gerou ao Derby winner em recorde, Hyperion. Mas há de se convir que Gainsborough ganhou o Derby, durante o enlace da primeira guerra mundial e disputado em Newmarket, não em Epson. Mas deixemos estas filigranas para lá, pois, Derby é Derby.
A Oaks winner Jest, coberta por Polymelus, produziu ao derby winner Humorist, que morreu semanas depois de seu grande feito, por ter um pulmão que não funcionava. Já Meld, uma das mais importantes Oaks winner de todos os tempos, gerou ao Derby winner Charlottown, produto de seu cruzamento com Charlottesville, uma ganhador de Derby, mas não em Epson e sim em Chantilly.
Outras éguas relacionadas aos Oaks mostraram competência. A temperamental Slighty Dangerous, segunda colocada no Oaks para a futura ganhadora do King George, Time Chater, coberta com o infeliz Derby runner-up Dancing Brave, gerou ao Derby winner Commander in Chief. Com o French Derby runner-up Sadlers Wells ela gerou ao segundo colocado no Derby, Dushyantor e com o Derby winner Shirley Heights ao Irish Derby runner-up, Deploy. E se isto não lhe bastasse Slightly Dangerous é igualmente a mãe da runner-up do Oaks irlandes, Yashmak.
E já que falamos em Slightly Dangerous, ela era uma filha do derby winner Roberto na segunda colocada no Oaks, Where you Lead e esta por sua vez, filha do invicto Raise a Native, na mais impressionante ganhadora do Oaks de todos os tempos, Noblesse.
Outra segunda colocada no Oaks, foi Furioso. Pois bem, cruzada com o French derby winner, Youth, produziu a Derby winner Teenoso.
Creio que já nos estendemos muito, mas uma segunda parte deste artigo durante a semana será escrita.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO