HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 14 de setembro de 2014

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: A GENTE VE O QUE QUER, MAS APENAS CONFIRMA-SE QUANDO SE PODE

Quando Full Mast estreou em Agosto em Deauville, ela estabeleceu um RPR de 80, que não deixa de ser um muito bom rate para uma estreante, mas muito longe de estabelecer ser ele um craque. Mesmo assim, eu me dignei a postar aqui neste blog, que ele me impressionara bastante e que coisas boas poderiam vir daquele potro. Mas vamos por partes. Como um cavalo pode lhe impressionar? Na maioria das vezes pela distancia que ele coloca entre si e os seus adversários. O que aqui não seria bem o caso, ja que ele, se não me engano, ganhou por ½  corpo. E agora no Prix La Roquette (Gr.3) em Longchamp, por ¾ de corpo.

A outra forma de se sentir qualidade em um jovem estreante com certeza talvez seja a maneira como ele desenvolve seu galope. E digo ser exatamente isto que sinto em certos cavalos. Frankel, Zarkava, Itajara, Sea the Stars e a própria Estrela Monarchos foram alguns deles. Evidentemente que sempre haverá um que o vai enganar, galopa como craque, mas não tem aquela gana que diferencia o craque dos apenas bons cavalos. Ou como sempre friso, os leões dos gatinhos selvagens,

Pois bem, esta segunda apresentação de Full Mast o fez ranhar um RPR de 108, o que faz dele um elemento não mais apenas a ser seguido, mas respeitado. Certo, que suas duas vitorias vieram a ser conseguidas na distancia de 1,400 metros e seu pai foi um milheiro de bom nível, sem chegar a ser um craque de alto escalão.

Mas sua excelentíssima genitora o foi, sua avó o foi, sua bisavó o foi e sua tataravó  pode ser ainda considerada a mais impressionante ganhadora do Oaks da era moderna, a já cantada aqui em odes e versos Noblesse.

Outrossim, eu arriscaria a dizer mais: que por exemplo Noblesse erigiu uma família, já que antes nada parecia ser importante na 14-f, mas a partir dela, as coisas começaram a acontecer, principalmente no momento em que a Juddmonte Farms passou a explorar este veio.

Slightly Dangerous, que muitas vezes visitei, quando para Lexington foi transferida no inicio dos anos 90, depois de varias montas quando sediada em Newmarket,  era um demônio de quatro patas. Tinha um gênio difícil  mas hoje pode ser considerada uma reprodutoras do nível de Urban Sea, Hasili, Fall Aspen, Ebaziya, Eight Carats, famigeradas capazes de produzir um mínimo de quatro ganhadores de graduação máxima em suas existências. 

Slightly Dangerous quase chegou neste patamar, no momento em que Warning, ganhou as duas mais importantes milhas europeias abertas ao de todas as idades, o Sussex Stakes (Gr.1) e o Queen Elizabeth Stakes (Gr,1), foi um invicto ganhador de quatro carreiras aos dois anos e eleito champion, como foi igualmente champion miler aos três anos de idade. Commander in Chief, ganhou os Derbies da Inglaterra e da Irlanda, Yashmak - a mae de Full Mast - ganhou nos Estados Unidos o Flower Bowl (Gr.1) depois de ter sido segunda para Ebadiyla no Irish Oaks (Gr.1). E ficou no quase, quase, já que Dushyantor foi segundo colocado no Derby (Gr.1), no St. Leger (Gr.1) e na Coronation Cup (Gr.1) e Deploy foi também segundo no Derby (Gr.1), para Salsabil.

Ai eu penso, se Noblesse tem sido considerada a mais impressionante ganhadora do Oaks, sua filha Where you Lead foi segunda no Oaks (Gr.1) para Mysterious, sua neta Slightly Dangerous foi igualmente segunda no Oaks (Gr.1) para Time Charter, e sua bisneta Yashmak, também segunda no Oaks (Gr.1), por que cargas d'agua Prince Khaled Abdullah, cruzou esta ultima com um milheiro de apenas bom padrão?

A resposta para mim parece obvia. Inserção de velocidade norte-americana em pedigrees europeus. Alias a transmissão de alta qualidade deste veio Noblesse/Where you Lead/Slightly Dangerous/Yashmak que esta consubstanciada em elementos que chegam com sucesso aos Derbies e Oaks, se deveu muito a estas mesmas serem coberta, respectivamente pelos norte/americanos Raise a Native/Roberto/Danzig.

Porque mudar a formula?

Evidentemente que estas éguas cobertas por garanhoes europeus, deram grandes corredores, mas a base de formação do tronco genético, que visivelmente sustenta esta família, parece ser formado pelo brilhantismo do grande corredor norte-americano.

Vi em Full Mast a mesma forma de galopar de Warning. Aceito que a sugestibilidade existe em casos como estes. E ninguém esta livre de ser atacado pela mesma. Muito menos eu, que passo horas de minha vida vendo cavalos e corridas dos mesmos. Mas que Full Master, confirmou minhas expectativas ele confirmou. Disto ninguém pode discordar.

Ate onde ele vai? Não sei, mas pela forma de correr, não acredito que muito acima da milha. 


MAS O QUE INTERESSA ME PARECE SER, 
QUE MAIS UMA VEZ A JUDDMONTE LA CHEGOU, 
E O FATO DA MILHA PODER SER UM LIMITE, 
NAO ACREDITO QUE ISTO AFETE O HUMOR 
DO PRINCE KHALID, 
QUANDO ELE VAI AO PRADO PRESTIGIAR 
COM SUA PRESENÇA A CORRIDA DE UM KINGSMAN,
DEVE SENTIR PRAZER