HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 25 de outubro de 2014

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: A PROCURA DO RIO QUE O LEVARÁ AO MAR

Uma das mais importantes características de um rio, é aquela que faz ele correr para o mar. Os afluentes, por sua vez são rios, mas que não possuem ligação com o mar. Eles correm para um outro rio, que corre para o mar. E assim por diante. O que todos os rios tem em comum? Uma nascente.

Na criação de cavalos de corrida, esta nascente é o chefe de raça. Perpetrador de sua raça por excelência, ele cria rios, mas só alguns irão dar ao mar. Cabe ao arguto criador, detectar, quais deles irão morrer no caminho. E quais conseguirão chegar ao mar.

Hoje fica por demais caracterizado, que existem vários ramos de um determinado chefe de raça que chegam ao mar. Outrossim,  há igualmente de se convir, que alguns com mais constância e por que não dizer mais rápido. Por exemplo, dá para se sacar que os três mais importantes ramos de Northern Dancer, são hoje, Danzig, Sadlers Wells e Storm Cat. O que não inviabiliza outros segmentos,  igualmente estejam seguindo em direção ao mar, outrossim, são estes três, que possuem a correnteza mais forte e o leito mais largo. Se olharmos para Royal Charger chegaremos a conclusão, que Roberto e Halo, hoje possuem a força que um dia também pertenceu a Sir Gaylord. Que entre os Nasrullahs, A. P. Indy é de algum tempo o mais confiável. E assim por diante.

Todavia, o chefe de raça que possui mais vertentes, não é exatamente Northern Dancer e sim Mr. Prospector, sendo que este roubou praticamente a importância de seu pai Raise a Native. Não existem entre os descendentes de Mr. Prospector, ramos da força de Danzig, Sadlers Wells e Storm Cat, outrossim, em leitos menores e com mais brandas correntezas é Mr. Prospector aquele que abriu mais as opções. Mas quais de seus filhos lhe garantirá por mais tempo sua presença nas linhas altas dos pedigrees clássicos modernos?

Tenho preferências escandalosas por Gone West, talvez por seu avô materno ser Secretariat, ou talvez por que seus filhos igualmente vão a distância e não fazem feio na grama.

No diagrama que se segue pode-se-a notar, que somente este ano, nada menos que 11 filhos de Gone West, geraram pelo menos um ganhador de prova de grupo e que quatro de seus filhos já possuem filhos, capazes de gerar individuais ganhadores de grupo. isto não deixa de ser algo a se prestar a devida atenção.

No compro geral, são até que 50 individuais ganhadores de grupo, descendentes de Gone West e responsáveis por nada menos que 54 provas de grupo. Mas por onde este rio deverá seguir seu caminho para o mar? Possivelmente por Elusive Quality, ou quem sabe por Iffraaj. E passa ser ai, que as linhas maternas tem uma peso importante nesta equação.

Creio que um dos fatores que fez Elusive Quality chegar onde chegou, seria o fato dele descender de um ramo da 13-c, a linha materna que consagrou importantes reprodutores como seu pai Mr. Prospector, Seattle Slew e tantos outros. Não seria um filho seu, igualmente descendente da 13-c, que poderá levar seu legado à frente, como Quality Road?

Zafonic, um dos mais instigastes milheiros que vi correr, é um descendente da 9-e. Não seria um filho seu, como Iffraaj, descendente da 14-c, o que mais chances teria de levar avante sua extirpe? São conjecturas a se levar em consideração, pois, aumentam as suas chances de sucesso.

Todos nós procuramos pelo grande reprodutor. Eu, você, a Coolmore, Sheikh Mohammed, named. O que apresentei pode vir a ser uma linha de raciocínio com mais base do que partir para o dunite, salame, mingue. Vocês não acham?


GONE WEST
.....I'M INVICIBLE (2)
.....DOUBLE HONOR (1)
.....ELUSIVE QUALITY (7)
..........ELUSIVE CITY (5)
..........EVASIVE(1)
..........QUALITY ROAD (2)
..........RAVENS PASS (1)
.....GRAND SLAM (2)
..........CYCLOTON(1)
..........LIMEHOUSE (3)
.....ISTAN (1)
.....JOHAR (1)
.....Mr. Greeley
..........EL CORREDOR (1)
..........HORSE GREELEY (1)
..........REBUTAL (3)
.....SALE FROM SEATTLE (1)
.....SMARTY JONES (2)
.....SPEIGHTSTOWN (3)
.....WESTERN WINTER (2)
.....Zafonic
..........ALRASSAAM (1)
..........COUNT DUBOIS (1)
..........IFFRAAJ (6)
..........TRADE FAIR (1)
.....ZAMINDAR (1)

AMANHÃ
ESTAREMOS FOCANDO
EM FAPPIANO E FORTY NINER