HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sexta-feira, 25 de março de 2016

PAPO DE BOTEQUIM: THE WAY IT WAS - A SEGUNDA PARTE DA TRILHA DE NASHUA


Um tragedia por demais bizarra, se abateu sobre a familia dos Woodwards. William Woodward, Jr. veio a ter sua vida interrompida por uma bala de seu próprio revolver em sua própria casa, disparado por sua própria esposa, que o confundiu com um ladrão a noite. um mistério cheio de próprios, mas nunca desvendado dentro de sua impropriedade. E assim após todo o inventário de William Woodward, Sr. ter sido resolvido, eis que Humphrey S. Finney é novamente chamado à cena, para avaliar aquele que viria a ser agora o dispersal de William Woodward, Jr.

Nashua, era então o melhor 3 anos em treinamento nos Eua e indubitavelmente, a peça de maior valor entre os "thoroughbreds" em treinamento neste planeta. solto em um pasto na claiborne Farms a espera dos  resultado dos acontecimentos. Nashua foi inicialmente avaliado em $1,200,000. Os nove animais em treinamento e os dezesseis yealings do Belair Stud, tiveram uma avaliação de $225,000. As vinte quatro éguas de cria e os dezesseis desmamados tiveram a cifra afixada de $457,000 e assim o total geral passou a ser de $1,900,000. Uma fortuna para a época, e para o que era realisticamente o mercado naquele instante.

Passar Nashua por um Tattersall não parecia ser uma das melhores idéias, principalmente que ele estava, como frisamos anteriormente, na Claiborne Farm, solto num piquete a espera de sua campanha de quatro anos, se esta viesse a ser determinada por seus novis proprietários. Desta forma, ficou determinado que um leilão de ofertas seria levado a efeito no dia 15 de Dezembro. As 11:00hrs os envelopes seriam abertos e o maior lance levaria para a casa o mais importante cavalo de corrida do momento. Nashua seria vendido a todo risco sem sequer um certificado de fertilidade. Os interessados para fazerem seus bids, teriam que anexar um cheque certificado de 10% sobre o valor do lance, e endereçar este mesmo em envelope lacrado, para o Hanover Bank.

Todos os cavalos seriam vendidos da mesma forma, só que em grupos. Nashua era o lote A. Os restantes nove cavalos em treinamento e os doze yearlings formariam o grupo B. E finalmente as vinte e quatro éguas de cria e dezesseis desmamados seriam o grupo C. E havia a opção de se lançar por um Grupo D, que na realidade era o somatorio dos grupos A, B, e C, uma compra com porta fechada.

Houveram 11 bids em Nashua, cinco dois quais acima de $1,000,000. Dois lances no Grupo B, dois para no lote C e apenas um no conjunto geral, em um sindicato formado por D. Leslie Combs II, John W. Hanes e Chris Devine. E foram eles que levaram Nashua para casa por $1,251,200. O lance perdedor foi de William du Pont, Jr. com 1,226,084. Miss Mildred Woolwine arrematou o lote C por $410,000 e o lance perdedor de Larry McPhail foi de $351,000. Jack Kroese foi o comprador do lote B por $205,000, batendo a Lou Doherty que havia ofertado $201,000. O unico lance para o lote D, foi dado por Leslie Combs II e seu grupo no valor de $1,851,200. Por $15,000, Leslie Combs II deixou de levar tudo a portas fechadas. teria sido a tacada de sua vida.

Assim que foi confirmada a nova propriedade de Nashua, Leslie Combs, imediatamente contactou Jim Fitzsimmons, que aceitou voltar a treinar Nashua por mais uma temporada e tentar com isto desbancar o recorde de Citation em termos de somas ganhas.

Miss Mildred Woolwine recolocou as éguas que havia comprada para serem vendidas em Keeneland no dia 6 de Janeiro. Moon Star uma filha de Hyperion ganhadora do Park Hill Stakes alcançou $84,000 adquirida pela Greentree. A excepcional Vagrancy  foi arrematada por $51,000. Vulcania teve seu lance de arremate dado por Hancock (leia-se Claiborne Farm) por $72,000. Segula, a mãe de Nashua, atingiu a cifra de $126,000 e foi juntamente com Valse d'Or ($76,000), para o armador grego Stavros Niarchos. E assim por diante. Mrs. Woolwine que havia colocado $410,000 sobre a mesa, transformou seu investimento em $924,100 menos de um mês depois. foi o inico da profissão de pinhookes, hoje abraçadas por muitos.

Seria um risco trazer de volta Nashua as pistas para uma terceira campanha, após tamanho custo de sindicalização? A primeira vista sim. Outrossim, ao contrário do que dificilmente iria acontecer hoje ponde imagens tem que ser prevalescidas em detrimento do atividade, foi decidido que ele voltaria e para tal tanto Fitzsimmons quanto arcaro, foram novamente recrutados. E  filho de nasrullah que contava com 20 apresentações transformadas em 16 vitórias, dois seugundos e uma terceira colocação, não decepcionou vencendo seis de seus 10 compromissos e terminou sua brilhante campanha com 22 vitórias em 30 saídas oficiais âs pistas. Destas seis últimas vitórias, novamente estabeleceu sua superioridade na Jockey club Gold cup, e nos importantes handicaps, Suburban, Wildener, Monmouth e Grey Lag.

Nashua foi o segundo cavalo na história do turfe a ganhar mais de US$1,000,000 em prêmios. Seu total de ganhos foi de 1,288,565. Ele ultrapassou a então marca de Citation, estabelecida anos antes de  US$1,085,760. E só viria a ser ultrapassado, anos depois por Round Table. 

Levado a Spendthrift Farm, onde viveu até a adiantada idade de 30 anos, e undutado em 1965 no Hall of Fame, Nashua foi responsável por 77 Stakes winners, o que lhe garantiu um percentual de transmissão de classicismo de 12%. E embora nenhum de seus filhos, como ele tenha sido champion, ou mesmo leading sires, ele é responsável por três Coaching club American Oaks winners, do quilate de Marshua, Shuvee e Bramalea, éguas estas que marcaram seus nomes na história. 

Shuvee, ganhadora como ele de duas edições da jockey club Gold Cup, estabeleceu-se como uma chefe de raça, criando um ramal próprio, entre as descendentes da ramagem 9-f. Marshua, estabeleceu outro veio próprio, de suma importância, dentro da familia 16 e Bramalea, igualmente ganhadora do Kentucky Oaks, entre outras coisas tornou-se a mãe de Roberto.

Contudo, veremos amanhã, que duas outras filhas de Nashua vieram a ser de suma importância para o desenvolvimento da criação, não só nos Estados Unidos, como principalmente na Argentina e também no resto do mundo.