HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 17 de março de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: OS EXEMPLOS VEM DE CIMA OU DE BAIXO?

Uma pergunta, algum criador europeu se interessaria por uma linha baixa genuinamente nacional? Depende, e justifico esta resposta abaixo usando como exemplo uma linha bem nacional. Mas vamos por partes.

Dizem que os grandes movimentos nascem de baixo para cima. Eu discordo veementemente. Eu acho que os grandes movimentos assim como os grandes exemplos vem de cima para baixo. Até na vida humana, onde os pais deveriam ter uma importância vital na formação de seus filhos, isto se verifica. Nas revoluções embora elas rem sua maioria das vezes nascem de baixo, sempre haverá uma mente de cima, que traçará as direções a serem tomadas pelos de baixo. E quero de cara informar, não há demérito algum quando coto os de baixo em relação aos de cima. Num sistema militar não existe general que comande uma tropa fantasma. E esta referida tropa há de ser considerada como a camada de baixo.

Outrossim, na minha maneira de ver pedigrees, acredito que os grandes movimentos nascem em baixo. Exatamente daquilo que conceituamos como linhas baixas.

Nós que teóricamente somos não formadores de linhas baixas, pois, dependemos de importações para reforçar nosso quadro genético. Mas pouco a pouco alguns segmentos nacionais vão se formando e se reforçando, criando linhas maternas genuinamente nacionais.

Não quero aqui levantar o óbvio de uma Risota ou de uma Arumba. Existe já uma consciência que elas formaram linhas nacionais. Mas a pergunta que faço é simples: são linhas estabilizadas como uma Pretty Polly ou uma La Troienne?

Sei que o termo estabilizar no turfe brasileiro não é uma garantia, pois, somos ainda, em muitos casos, uma atividade movida pela moda. podemos trazer o pior Galileo, qu enão tem entrada nem na India, assim como ultrajantes Storm Cats e A. P. Indys, mas se você trás um excelente cavalo de fisico, campanha e até de linha baiza, mas é filho de Stom Cat, ganhador de grupo 3, com mais de US$800,000 em prêmios, mas sem nome no mercado, o teto imediatamente cai sobre sua cabeça. Outrossim, o tempo prova com quem está a razão.

O cavalo brasileiro que me impressionou quando eu ainda verdadeiramente usava calças curtas foi Adil, que nem sequer vi correr, mas que ouvi seu nome retumbar no rádio e na televisão. Quando me fiz gente, e iniciei meus estudos de pedigree, foi Adil exatamente o primeiro por quem me interessei. Era o fim dos anos 60, e Adil tinha uma filha chamada Candle correndo em Cidade Jardim.

Sua avó, era uma francesa importada pelo haras Ypiranga chamada Palmarella e o senhor Atualpa Soares me fez atentar para três fatos que ele achava importante. Primeiro por tratar-se de uma filha de Pharis. Segundo por ser imbreed em Cyllene e Durbar e terceiro por ser uma descendente direta de Frizette, segundo meu mentpr, o que havia de melhor em Boussac.

Abro um parênteses. Diz a história, nunca verdadeiramente confirmada que aos 24 anos, depois de estar dois anos vazia, que Frizette foi mandada para ser abatida num matadouro. Fecho o parênteses.

Palmarella produziu cinco produtos no Brasil, e uma de suas filhas, seu último produto, Harkhan (Kameran Khan) ganhou  o Firminiano Pinto e produziu  também a cinco produtos registrados, sendo o primeiro deles por Adil, uma égua chamada Candle. E esta por sua vez, foi ganhadora de uma listed race indo prestar serviços reprodutivos no haras Expert.

Seis de suas filhas deram continuidade, continuindo assim aquilo que chamo de seu legado.

Candle (BRZ)
.....Catskill
..........Jambage
...............TREVISAN (Executioner) - Gr.3
.....Din
..........KEW GARDENS (Millenium) - Gr.1
.....EUPHORIE (Prudente) - Gr.1
..........BELO HORIZONTE (Top Ville) - Gr.2/USA
.....HAMMER (Laurel) - Gr.1
.....Fondue
..........Sweet Candle
...............QUERO PULE (Nugget Point) - Gr.3
.....Just Helen
..........Valiseri
...............FOOTBALL (Midnight Tiger) - Gr.2
...............IRON POWER (Midnight Tiger) - Gr.3
.....Vindima
..........Lala Potion
...............Classe Especial
....................DUMAS (Dr. Carter) - Gr.3
..........LOVE POTION (Rio Bravo II) - Gr.1
............... LASSIGNY (Gone West) - Gr.1/CAN e Gr.2/FR
..........Mão Cheia
...............ESCOTEIRO (Choctaw Ridge) - Gr.1

O que se nota, é que as duas ganhadoras de graduação máxima, Euphorie - filha - e Love Potion - neta - foram exportadas e a razão de sua exportação não foi por serem filhas de Prudente e Rio Bravo e sim por serem descendentes de Frizette.  Portanto os grandes movimentos vem de baixo, mesmo numa linha materna genuinamente brasileira. Para entendedor, meia palavra basta...

A mãe de Redattore foi repatriada para os Estados Unidos, por ser uma descendente de la Troienne num dos veio de maior. Thong Thong Thong foi para Australia por descender de Rough Shod II. Popularidade. Como meu velho pai dizia, você vende bem, quando compra bem. Quando você seleciona tendo como base aquilo que já deu certo no resto do mundo, se a coisa funcionar positivamente este resto do mundo se interessará por aquilo que por descuido escapou-lhe das mãos anos antes.