SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
sábado, 23 de junho de 2018
PONTO CEGO: O HOMEM QUE SAIU DA GAIOLA
Vinicius de Moraes casou nove vezes, Chico Anysio seis. Pois bem, eles são dois de minha galeria de gênios, que entendiam muito de amor, porém, pouco de mulheres. E é isto que devemos evitar em nosso meio: entender muito de corrida de cavalos e pouco de cavalos de corrida.
Para que isto não aconteça, temos que confiar nos resultados e saber montar nossos universos de pesquisa, pois, ganhar muitos ganham em todas as instâncias, todavia, ganhar aquilo que interessa, não me parecem muitos.
Porisso, é importante se ligar no que acontece em Royal Ascot, onde os leões, são em sua grande maioria das vezes, separados dos gatinhos. Compareci apenas sete vezes ao meeting de Royal Ascot. Não um número suficiente que me faça sentir-me um expert na situação. mas o pouco ue aprendi, ainda dá para o gasto e me pemite a crer que a Wesley Ward deva se dado um crédito maior. Ele conseguiu com Shand Shang Shang seu décimo ganhador no meeting the Royal Ascot o que o faz dele, o maior ganhador de provas neste meeting, entre aqueles que não treinam no continente europeu. E o fez com uma potranca. Porque este fato do sexo é importante, já que é sabido que as potrancas nomalmente apresentam mais precocidade que os potros? Porque no Norfolk Stakes, desde o ano 2,000 que uma potranca não sobessaía nesta prova que considero importante, mas que dificilmente faz um cavalo que se notabilize na sequência de sua vida. Neste século apenas Johannesburg pode ser citado, como alguém que ganhou ao Norfolk e seguiu escada acima. E depois temos que retroceder muitas decadas, para poder achar outro elemento que tenha igualmente subido a escada.
Não é uma corrida importante na vida de um cavalo em campanha no circuito europeu, mas ganhar, na minha maneira de ver, é sempre importante, e com uma fêmea, vinda dos Estados Unidos, e cercada por machos por todos os lados, em Royal Ascot, tem que ser para todos.
Quando veio a idéia de se correr o brasileiro Hard Buck, em campanha nos Estados Unidos no King George, a iniciativa foi taxada de inconsequente e houve bastante gente que acreditou que iamos pagar um grande mico. Ledo engano dos que assim pensaram. Hard Buck correspondeu a aquilo que suas conexões acreditaram, pois, em momento algum se faltou imaginação e conhecimento do que estava sendo feito.
Saber o exato tamanho do sapato a usar é primordial nesta atividade. Se o tamanho for maior ou menor, o incomôdo é o mesmo. Logo, tem que se ter a medida exata e ainda contar com o fator que os outros não estejam tão preparados a ponto de derrota-lo. Doyen estava.
Ward sabe exatamente o tamanho de seu sapato. Ele é conhecedor dos dois fatores: corridas de cavalos e cavalos de corrida. Nenhum de seus dez ganhadores era portador de um pedigree soberbo. Mas fisicamente atendiam a um padrão que os fez chegar onde chegaram. Um dia no aeroporto de Lexington, ele me disse que a ida de Hard Buck a Ascot, lhe acendeu uma idéia. Mas a seu ver, ele teria muito mais chance com cavalos onde pudesse explorar uma lacuna, que em sua opinião os europeus tinham. Seus pontos mais fracos: velocidade e precocidade. E parece que ele conseguiu. Saiu da gaiola e mergulhou em um vôo que parece não ter mais fim.
