HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 23 de maio de 2018

PAPO D BOTEQUIM: UMA SOMBRA A MAIS DE DOIS CORPOS


Eu acho ouvir a opinião de quem quer que seja, um ato de inteligência, pois, você não só pode aprender algo novo, por uma visão defendida de outro ângulo, como fortificar seus pensamentos e solidificar sua linha de raciocinio, caso sinta que esteja com a razão.

Quando Colina Verde venceu o Barão de Piracicaba, batendo o recorde em um segundo, eu que amarguei a derrota com Baby Victory por seis corpos, imediatamente compreendi, que minha potranca havia, pelo menos igualado o recorde. Foi uma forma de consolo que nada me ajudou, pois, dependia da vitória da mesma para consolidar uma venda para o exterior, que acabou não se concretizando.

O Mauro Porto não concorda que Secretariat tenha ganho de um bando de ninguéns. E cita sua sombra, Sham como um cavalo que lhe fez frente. Sham ganhou o Santa Anita Derby e bateu Secretariat no Wood Memorial causando com isto, extrema polemica, pois, o filho de Bold Ruler, havia sido sindicalizado por quantia recorde, e havia uma grande pressão para sequer corrê-lo na triplice coroa. Isto é conhecido na história, mas não com todos os detalhes como deveria ser.


Entrevistei Lucien Laurin, o treinador de Secretariat e ele me disse que Secretariat teve febre e indisposição nos dias que antecederam o Wood Memorial, e que o fato foi encoberto, pois, a proprietária de Secretariat estava sofrendo muita pressão por parte dos acionistas e tinha convicção que ganharia a triplice coroa. Ele, Laurin, naquele exato momento, reservava-se ao direito de achar que ganharia pelo menos o Derby e o resto dali para frente, seria lucro.

Como é de dominio publico Secretariat ganhou o Kentucky derby em recorde.  Para ser mais preciso, em 1'59" 2/5, E o fez por 2 corpos e meio sobre Sham. Era a queda daquele que era conhecido midiasticamente como  os dois minutos mais famosos do esporte. Marca até ali estabelecida por Northern Dancer. 

Pois bem, se Sham perdeu por apenas dois corpos e meio, ele supostamente também bateu o recorde e provavelmente estabeleceu uma marca de 1'59" 4/5, segundo a turma especializada em cronômetros. marca esta igualada, anos depois, - agora com uma cronometragem eletrônica - por Monarchos.

Para Laurin, Sham estabeleceu 2'01"1/5 cronometrado por um amigo seu, em quem confiava as marcações em pista. As diferenças foram minimas e a meu ver não vale uma discução maior. O que vale é que verdadeiramente Sham correu para burro e a midia se favoreceu do fato para estabelecer uma polêmica e que o Prekness seria um espécie de tira-teima. Eu acho que não havia o páreo, mas para o esporte era bom a dúvida. Quase 70.000 pessoas compaeceram a Pimlico. Dúvida esta que a meu ver dissipou-se com nova vitória de Secretariat, novamente em recorde, todavia, que levou mais de duas décadas para ser reconhecida por Pimlico, cuja marca mostrou-se superior a apresentada pelo Daily Racing Form na época: 1'53" cravados. Como Sham novamente chegou a dois corpos e meio de Secretariat, estima-se que ele estabeleceu a marca de 1'53"2/5 que seria na verdade, a quinta da história desta carreira.



Segundo Laurin no Belmont Stakes, os ânimos exaltaram-se e ele mesmo confessou que perdeu a serenidade e mandou Bill Hartack que quebrasse Sham ao meio. Sim, estas foram suas exatas palavras. Quebrar ao meio! Com direio a ponto de exclamação e dedo em riste! Não lhe importava apenas conquistar a triplice coroa e sim provar que Sham embora fosse um bom cavalo estava a mais de dois corpos de Secretariat, em termos de qualidade.

E Secetariat voltou a vencer, desta feita por 31 corpos, novamente em recorde, só que mundial com a marca de 2'24: cravados. Sham que batalhou com Secretariat até o meio da reta oposta, chegou na última colocação, e imediatamente houveram rumores que havia fissurado a canela e perdido um dente batendo com a cabeça no partidor. Estas batidas de cabeça no partidor são desculpas para várias más atuações. Outrossim, é que o narrador  pronunciou, que nunca saiu de minha mente quando viu Secretariat se desvencilhar de Sham. Ele na opotunidade ousou afirmar que Secretariat estava correndo com uma tremenda máquina.



Abro um parênteses. Lembro do olhar de Laurin, perdido no infinito, ao dizer que Secretariat tinha estabelecido 12" em cada um de seus parciais, e que cavalos de corrida não eram supostos a fazer isto. Fecho parênteses.

O certo é que Sham não mais correu e eu acredito que o trauma da derrota sofrida, tenha igualmente influido na queda de seu espirito competitivo. Logo, talvez, o Mauro tenha razão, exagerei na dose.  Não foi certamente a primeia vez e dificilmente será a última. Sham poderia ser reconhecido como alguém. Mas ainda inferior a Secetariat a mais de dois corpos. E eu desconfio de sombras a mais de dois corpos.

Secretariat foi retirado de campanha e não correu aos quatro anos. O que foi uma pena, pois, o verdadeiro segundo melhor cavalo da geração nascida em 70, naquele pais, em minha opinião, finalmente abriu carreira e fez em 1974 uma devastação geral. Tratava-se do castrado Forego.


Sham

PONTO CEGO: DEVEMOS FALAR MENOS E COMPRAR MAIS


Todo mundo fala bem de Gloria de Campeão, mas poucos são os que se arriscam a cobrir com ele, e menos ainda a comprar seus filhos. Porque será? Por ele ser nacional?

Eu o selecionei ainda inédito no haras, e antes que viesse a ter sua preparação final para as vendas, o retirei do haras. Não vou aqui mentir que vi nele um ganhador da Dubai Cup, embora todos os que selecionei para o Estrela Energia tinham como objetivo correr em Dubai. Vi sim, um cavalo atleticamente perfeito com uma mãe Clackson, que já havia produzido um cavalo de boa qualidade.


 Pois, bem, ele foi em Dubai e ganhou, foi a Singapura e ganhou e foi aos Estados Unidos onde fracassou. Trazido de volta ao Brasil, não creio que esteja tendo as chances que deveria ter. Talvez a presença de Impression, assuste a muitos. Inclusive a mim. Outrossim, há de se convir que ele tem um fisico nota dez - que transmite a maioria de sua prole -, uma campanha bem acima da média e o mais importante, existem muitos nomes em seu pedigree, que podem ser considerados pontos de força. E duplicando-os suas chances teoricamente melhorariam.

Evidentemente que alguns devem achar que falta algo a ele. Como por exemplo ter nascido no hemisféio norte, ter um pedigree de imperador, embora na vida real não passasse de um Nero. Temos uma tendência a dar valor ao importado e qualquer desculpa, como bater a cabeça, pisar num prego, já justificam ele ter sido um fracassado nas pistas e merecedor de uma chance no breeding-sheed brasileiro. Infelizmente as centenas que vieram e pouco ou nada produziram por aqui, não deixaram uma lição a nossos criadores.

Gloria de Campeão produziu em suas três primeiras gerações, até aqui, a três ganhadores de grupo. Nenhum craque, mas diria que duas potrancas muito boas, na esfera de grupo 2, e um potro que pintou muito bem. E todos, sem exceção com a apresentação de duplicações em pontos de força.



Energia Halo, uma que corria muito, é Mr. Prospector 5x3 numa égua por mim também selecionada quando ainda inédita, que demonstrou um bom padrão de carreira. Energia Hupp, talvez seu melhor produto, é Fappiano 4x4 e Asddrubal, precoce, é Grand Splendor  6x5, Foggy Note 6x4 e Fappiano 4x5.

Nota-se que Glória de Campeão, parece gostar de Mr. Prospector e seu filho Fappiano. Gostaria muito de ve-lo cobrir éguas Signal Tap. Aliás Impression, que produziu a cinco ganhadores de grupo no territóio nacional, tinha uma caracteristica genética em todos seus filhos: duplicações. Quatro deles com mais de uma. Assim sendo, é algo a ser explorado.

Enfim, ele é uma opção para se falar menos e se comprar mais.