Eu acho ouvir a opinião de quem quer que seja, um ato de inteligência, pois, você não só pode aprender algo novo, por uma visão defendida de outro ângulo, como fortificar seus pensamentos e solidificar sua linha de raciocinio, caso sinta que esteja com a razão.
Quando Colina Verde venceu o Barão de Piracicaba, batendo o recorde em um segundo, eu que amarguei a derrota com Baby Victory por seis corpos, imediatamente compreendi, que minha potranca havia, pelo menos igualado o recorde. Foi uma forma de consolo que nada me ajudou, pois, dependia da vitória da mesma para consolidar uma venda para o exterior, que acabou não se concretizando.
O Mauro Porto não concorda que Secretariat tenha ganho de um bando de ninguéns. E cita sua sombra, Sham como um cavalo que lhe fez frente. Sham ganhou o Santa Anita Derby e bateu Secretariat no Wood Memorial causando com isto, extrema polemica, pois, o filho de Bold Ruler, havia sido sindicalizado por quantia recorde, e havia uma grande pressão para sequer corrê-lo na triplice coroa. Isto é conhecido na história, mas não com todos os detalhes como deveria ser.
Entrevistei Lucien Laurin, o treinador de Secretariat e ele me disse que Secretariat teve febre e indisposição nos dias que antecederam o Wood Memorial, e que o fato foi encoberto, pois, a proprietária de Secretariat estava sofrendo muita pressão por parte dos acionistas e tinha convicção que ganharia a triplice coroa. Ele, Laurin, naquele exato momento, reservava-se ao direito de achar que ganharia pelo menos o Derby e o resto dali para frente, seria lucro.
Como é de dominio publico Secretariat ganhou o Kentucky derby em recorde. Para ser mais preciso, em 1'59" 2/5, E o fez por 2 corpos e meio sobre Sham. Era a queda daquele que era conhecido midiasticamente como os dois minutos mais famosos do esporte. Marca até ali estabelecida por Northern Dancer.
Pois bem, se Sham perdeu por apenas dois corpos e meio, ele supostamente também bateu o recorde e provavelmente estabeleceu uma marca de 1'59" 4/5, segundo a turma especializada em cronômetros. marca esta igualada, anos depois, - agora com uma cronometragem eletrônica - por Monarchos.
Para Laurin, Sham estabeleceu 2'01"1/5 cronometrado por um amigo seu, em quem confiava as marcações em pista. As diferenças foram minimas e a meu ver não vale uma discução maior. O que vale é que verdadeiramente Sham correu para burro e a midia se favoreceu do fato para estabelecer uma polêmica e que o Prekness seria um espécie de tira-teima. Eu acho que não havia o páreo, mas para o esporte era bom a dúvida. Quase 70.000 pessoas compaeceram a Pimlico. Dúvida esta que a meu ver dissipou-se com nova vitória de Secretariat, novamente em recorde, todavia, que levou mais de duas décadas para ser reconhecida por Pimlico, cuja marca mostrou-se superior a apresentada pelo Daily Racing Form na época: 1'53" cravados. Como Sham novamente chegou a dois corpos e meio de Secretariat, estima-se que ele estabeleceu a marca de 1'53"2/5 que seria na verdade, a quinta da história desta carreira.
Segundo Laurin no Belmont Stakes, os ânimos exaltaram-se e ele mesmo confessou que perdeu a serenidade e mandou Bill Hartack que quebrasse Sham ao meio. Sim, estas foram suas exatas palavras. Quebrar ao meio! Com direio a ponto de exclamação e dedo em riste! Não lhe importava apenas conquistar a triplice coroa e sim provar que Sham embora fosse um bom cavalo estava a mais de dois corpos de Secretariat, em termos de qualidade.
E Secetariat voltou a vencer, desta feita por 31 corpos, novamente em recorde, só que mundial com a marca de 2'24: cravados. Sham que batalhou com Secretariat até o meio da reta oposta, chegou na última colocação, e imediatamente houveram rumores que havia fissurado a canela e perdido um dente batendo com a cabeça no partidor. Estas batidas de cabeça no partidor são desculpas para várias más atuações. Outrossim, é que o narrador pronunciou, que nunca saiu de minha mente quando viu Secretariat se desvencilhar de Sham. Ele na opotunidade ousou afirmar que Secretariat estava correndo com uma tremenda máquina.
Abro um parênteses. Lembro do olhar de Laurin, perdido no infinito, ao dizer que Secretariat tinha estabelecido 12" em cada um de seus parciais, e que cavalos de corrida não eram supostos a fazer isto. Fecho parênteses.
O certo é que Sham não mais correu e eu acredito que o trauma da derrota sofrida, tenha igualmente influido na queda de seu espirito competitivo. Logo, talvez, o Mauro tenha razão, exagerei na dose. Não foi certamente a primeia vez e dificilmente será a última. Sham poderia ser reconhecido como alguém. Mas ainda inferior a Secetariat a mais de dois corpos. E eu desconfio de sombras a mais de dois corpos.
Secretariat foi retirado de campanha e não correu aos quatro anos. O que foi uma pena, pois, o verdadeiro segundo melhor cavalo da geração nascida em 70, naquele pais, em minha opinião, finalmente abriu carreira e fez em 1974 uma devastação geral. Tratava-se do castrado Forego.
Sham