HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: O QUE ACHO SOBRE AS DOSAGENS

Esta aí um assunto encardido: Dosagens.

HOUVE UM TEMPO 
QUE TODO CRIADOR BRASILEIRO 
AS USAVA COMO 
UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA 
EM SUAS DECISÕES.-


Nada de errado, mas longe de ser uma verdade a ser levada a sério, como um tool de rara importância como era levada. GTentando simplificar a linha de raciocínio. As dosagens são para mim que nem o oceano. Algo a se respeitar, mas poucos subsídios para se confiar.

Portanto, respeito-as, mesmo crendo que elas pecam por dois pontos. Primeiramente por não darem peso a éguas. Você teria dúvida que uma Arumba ou uma Risota, não pesam dentro de um pedigree? E segundo que elas levam tempo e as vezes nunca chegam a certos grandes cavalos. Imaginar por exemplo que Danehill, Storm Cat Deputy Minister não sejam chefes de raça é simplesmente ridiculo. E no caso dos cavalos do hemisfério sul, nem considerados o são.

Os chefes de raça são sugeridos neste estudo de dosagens, por apresentarem apenas uma - ou no máximo duas - características. Ai eu pergunto, como eles poderiam funcionar estando em um mesmo pedigree com Storm Cat ou Danehill, que tem a vantagem de transmitir várias características? Como funcionaria a lei das dominâncias, já que em se tratando de chefes de raça, este passa a ser um ponto de suma importância.

Vocês já deve ter notado que as dosagens de cavalos brasileiros são muito baixas devido a inexistência de um número consistente de chefes de raça. O estudioso Jack Werk notou esta anomalia e me pediu que fizesse um estudo para a nomeação de chefes de raça na América do Sul. Estudo este que fiz e foi publicado em sua então revista Owner and Breeder.

Sem você incluir os cavalos que selecionei na época para a Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai se torna impossível de se ter uma idéia, sequer mínima, com respeito de dosagens para o cavalo sul-americano.

No conceito geral é uma forma númerica de aquilatar aquilo que o olho experiente o poderá aquilatar também, tendo em conta a transmissão de certo caracteres preponderantes que certos reprodutores exalam.

Quando examino um pedigree procuro identificar os pontos de brilhantismo, classe, velocidade, stamina e consistência e como eles se equilibram no pedigree. As dosagens fazem o mesmo, apenas que de uma forma mais hermética, transformando tudo em uma equação matemática.

Sempre tive arrepios quando alguém quer transformar qualquer coisa do turfe numa equação. Sejam em dosagens, como também em rates. Cavalos de corrida em minha opinião são sentimentosexalados e captados por quem estiver apto a capta-los. Ningu~em pode se considerar superior a ninguém, pois esta captação de sentimentos possui diversas diversidades. Eu tenho a minha forma de captar5, se não é a mais correta, pelo menos até aqui tem dado para o gasto.