Prezado RENATO,
Como voce já sabe, a ENABLE reapareceu hoje vencendo o Coral-Eclipse Stakes (Gr.1).
A pergunta que não quer calar: será que agora as "mentes brilhantes" do Ranking da Longines vão melhorar a classificação dela do 9º lugar ?
Abraços,
JCFP Júnior
Junior,
Estas mentes brilhantes, que você relembra existirem, e elas realmente existem, para mim são as figuras do pântano que habitam um universo paralelo, completamente destituído de lógica, razão e pudor.
Temos que aceitar que o mercado onde cavalos de corrida é regido pelos reprodutores. Isto é uma verdade milenar, que vem desde os tempos de Stockwell, St. Simon e companhia. Outrossim, prejudicar uma égua, simplesmente por ela só poder gerar um produto por ano e no caso presente não ter seus filhos vendidos em hasta publicas, me parece forçar demais a barra. Rudimentar ao extremo.
Enable, é uma das maiores corredoras de todos os tempos. Nível Pretty Polly. Quem poderia fazer frente a ela neste século? Vou mais longe ainda: quem em sã consciência poderia apresentar alguma outra corredora no hemisfério norte, com mais qualificação que ela? Vamos dizer nestes últimos 50 anos?
Vencer como ela vence, pode não impressionar a muitos. Mas saber como estas vitórias são construídas passa a ser o verdadeiro x da questão. Ela vem de dois longos períodos de inatividade, e em ambas situação venceu, no mais alto estilo e no mais alto patamar, em duas distâncias distintas e pisos diferentes, que aqui na Europa, são determinantes - neste padrão - para os especialistas. Enable é uma especialista na milha e meia e da grama. Na milha e uma quatro, ou quem sabe no dirt, estão as grandes chances de bate-la e Magicai, em minha opinião é uma corredora fadada para esta distância, já que a milha é parte importante em sua linha materna, tentou e está tentando até agora...
E ontem, alguém em sã consciência seria capaz de pensar que ela poderia sucumbir? Não senti em momento algum o risco da derrota. Dettori, como disse ontem, esperou ate os últimos segundos para pedir por sua pupila. Todos deram a partida antes dela, e nenhum foi capaz de ultrapassa-la. E quando pediu pela mesma, nem um milímetro foi ganho por aqueles que a enfrentaram. Então, o que isto representa? Dominância.
Há de se convir que a stamina é a grande força no pedigree de Enable. Ela foi construída para isto. E para aqueles que tem respeito por estruturas genéticas. Lembro aos desavisados habitantes do pântano, que seu pai Nathaniel é um ganhador do King George, filho de outro e neto materno de um segundo colocado no Epson derby. Que sua mãe é filha do segundo colocado no French Derby, numa mãe pelo dual Derby winner Shirley Heights, numa filha do ganhador do King George, Ile de Bourbon. Estamos ou não estamos falando do que há de mais seletivo na stamina para a distância de 2,400 metros na grama?
Zé, os cães ladram e a caravana passa e não serão as mentes brilhantes ou as figuras do pântano que irão me convencer sobre a ineficácia comercial, de uma inversão de valores. Nem a mim e nem a você. Se a quiserem a colocar na nona colocação, o azar é o deles.
Abraços
Renato



