Desde 1970, quando Nijinsky venceu a triplice coroa, apenas três cavalos foram capazes de ganhar os Guineas e o Derby. Foram eles Nashwan, Sea the Stars e Camelot. E dois tinham merecimento para tal, mas foram traídos no último galão, Dancing Brave e El Gran Senhor. Pelos nomes citados, dá para se ter uma boa idéia da qualidade que um animal tem que ter para ganhar estas duas provas.
E deles apenas Naswan não pode ser considerado um reprodutor de primeiro nível. Qual a Razão? Talvez pelo simples fato dele não descender da tribo de Northern Dancer, como os cinco outros citados. Isto de alguma forma prova. a importância de um tribo, naquilo que rotulo de uma transmissão linear.
Embora muitos duvidem, certos segmentos possuem uma força capaz de induzir a um pedigree se submeter a sua transmissão linear. Porque este fato acontece? Dominância. O negro tem uma força maior genética que o branco, e o mulato, produto desta união, na grande maioria dos casos trará características bem marcantes da raça negra. O mesmo acontecerá entre um asiático e um ocidental e provavelmente um Norueguês entre um baiano...
Isto, de maneira alguma, quer dizer que a mãe não será peça importante nesta equação. Contudo, que as tribos de Northern Dancer e Mr. Prospector, demonstram mais eficácia clássica na modernidade que as de Nasrullah e Man O'War, são assuntos que não merecem sequer ser discutidos.
NASRULLAH
Vocês querem outra prova. Olhem a força que foram os Nasrullah nos Estados Unidos, e com o passar do tempo, cedeu ao domínio dos Mr. Prospectors e Northern Dancers. Mas o que um dia foi grande, tende a um dia voltar a ser grande. Atentem o ressurgimento de Nasrullah. por intermédio de Tapit. Formou-se uma forte corrente de transmissão, com alguns lapsos, mas que com Nasrullah-Bold Ruler-Seattle Slew-A.P. Indy and Tapit se manteve extremamente atuante até os dias de hoje.
Seattle Slew foi a virada de mesa, na tabela da liderança de reprodutores por prêmios ganhos, para a volta a bonança - ou da ambulância - depois de um tempestade momentanea. Os anos 50, 60 e 70 foram maravilhosos. Seattle Slew (foto de abertura) estabeleceu a sobrevivência da raça, que floresceu no novo século. Mas terão os filhos de Tapit, no breeding-shed, a força para manter esta dominância? Eu acho que não. Mas o turfe não vive de achismos, o tempo dirá
Bold Ruler
Nasrullah - 1955, 1956, 1959, 1960 e 1962
.....Bold Ruler - 1963 a 1969 e 1973
..........Boldnesian
...............Bold Reasoning
....................Seattle Slew - 1984
.........................A. P. Indy - 2003 e 2006
..............................Pulpit
...................................Tapit - 2014 a 2016
..........Raja Baba - 1980
..........What a Pleasure - 1975 e 1976
.....Grey Sovereign
..........Fortino II
...............Caro
....................Cozzene - 1996
A. P. Indy
Poucos argumentos poderiam ser utilizados para justificar o sucesso de Tapit - um elemento apenas acima da média e quem nem grandes chances teve em seu inicio - e eu acredito que o mais forte deles, é a transmissão direta e linear de Nasrullah que atravessou mais de meio século, numa transformação da criação norte-americana.
Tapit não tem nenhum outro argumento - ne, fisico, genético ou mesmo em sua aptidão atlética - que justifique seu sucesso no breeding-shed. Logo, aos não crentes que uma tribo possa ter força de manutenção contra outras, aqui está um belo exemplo, a ser combatido.
Tapit não tem nenhum outro argumento - ne, fisico, genético ou mesmo em sua aptidão atlética - que justifique seu sucesso no breeding-shed. Logo, aos não crentes que uma tribo possa ter força de manutenção contra outras, aqui está um belo exemplo, a ser combatido.
Tapit




