HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 17 de agosto de 2019

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: COISA DE MANDRAKE

Nunca me considerei o dono da verdade, outrossim, não consigo pensar que depois de Jesus - o filho do Senhor, não o treinador do Flamengo - tenha havido alguém que possa levar consigo o crédito de sê-lo. Outro dia, uma leitor pediu para mim saciar a sua curiosidade em relação a um reprodutor que pelo Brasil passou no sistema de shuttle, e o fez pelo maior período de todos, três anos. Tratava-se do alemão Shirocco.

Segundo este leitor, havia lido de alguém, em uma outra publicação eletrônica, a importância de se adquirir filhas de Shirocco. E me perguntou o que eu achava disto? Para inicio de conversa, um conselho. Se alguém chegar em você e lhe indicar comprar reprodutoras, pelo simples fato delas serem filhas de um determinado reprodutor, salvo raras exceções, corra, pois esta será a única chance que você terá de sobrevivência. 


Já está provado que a seleção de uma égua de cria, se verifica mais fidedigna, se você em primeiro lugar estudar a origem materna, aquilo que chamo de família. Depois a estrutura genética e ai então se o fisico corresponder a aquilo que você anseia, leve-se em consideração o pai, como figura singular. E isto conta até quando você se encanta por um determinado inédito.


Dou como e xemplo Gloria de Campeão, que tinha como mãe, uma filha de Clackson, embora depois que tenha se consagrado como o maior ganhador de somas nascido no Brasil, parte desavisada do mercado, caiu de cabeça, no pai do mesmo, Impression, que nenhuma impressão deixou,  antes e depois deste ocorrido, penso eu. Eu selecionei Gloria de Campeão por seu fisico, e aceitei pagar o preço pedido por ter uma mãe Clackson, que já havia produzido a um ganhador de graduação máxima, e por naquele cruzamento propiciar um imbreed em La Farnesina, a mãe de Farnésio e avó de Gioconda. 


Sei que certos reprodutores fazem a diferença como avôs maternos. Diria que muito pouco. Dentre os que a aqui serviram em sistema de shuttle, Royal Academy e Eluzive Quality foram os que se consagraram no planeta neste sentido. Assim poderiam estar no rol das escolhas. Como Ghadeer, Clackson, Roi Normand e Wild Event também o seriam. Mas não poderiam estar nas linhas maternas de suas filhas a mais importante contribuição deste sucesso? 


Logo acho valido a iniciativa de se selecionar algumas de suas filhas dos citados reprodutores no Brasil, depois de analisadas linhas maternas e estruturas genéticas e aprovado o fisico. Mas me pergunto, tomado pelo topor bestial, o que leva a um ser - considerado humano - tirar da cartola um nome, que pouco ou nenhum sucesso teve neste setor pelo mundo, e indicar uma coisa destas? Para mim  é coisa de Mandrake.


Shiirocco foi o único elemento que no sistema de shuttle aqui ficou três anos, e o fez servindo em três regiões distintas. Teve 249 produtos registrados, nove individuais ganhadores de grupo, sendo quatro dos mesmos de graduação máxima. No hemisfério norte, fracassou redondamente como todos os filhos e filhas do extraordinário, mas surpreendente, Monsun e que hoje - se ainda vivo o for - serve no mercado de cavalos de steeplechase e hurdles.  Aliás um destino frequente de cavalos que passam pelo Brasil...


Mas vamos ao que interessa. Seriam estas credenciais - acima descritas - suficientes, para fazer de você um colecionador de filhas de Shirocco? Give me a break!

Vó Adelina dizia, que quando não há algo de importante a se dizer, escute quem o tenha, ou leia um livro. Assim, aconselhei a aquele que me perguntou, que checasse a fonte de quem fazia uma afirmação como estas. E que se profissional fosse, arguisse a ele quantos ganhadores de graduação máxima, selecionou, criou ou teve em sua propriedade neste século? Se a resposta não o convencer, delete suas profecias...