HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 17 de agosto de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: DESVIO DE FINALIDADE

Ciclicamente certos jargões aportam no ouvido popular e passam a ser usados para tudo. Até na cura de dor de dente. O em voga, atualmente, aparece ser desvio de finalidade. Uma coisa fácil de se entender, porém difícil de se especificar. Quanto mais tipificar,

Outra que dura já a bastante tempo, é a liturgia do cargo. Pois bem, a liturgia de meu cargo de selecionador de elementos do mercado de cavalo de corrida, exige que eu seja aberto a qualquer alternativa. Tenho que acreditar que o bom cavalo possa vir de algum lugar. Não posso me fixar em dogmas, ou preferências pessoais. O certo seria ver tudo e decidir pelo melhor, que é na realidade uma situação utópica, pois, não existe tempo hábil para tal. Porém ficar seduzido por dogmas ou preferências pessoais, cria aquilo que acredito que seja em meu setor, um desvio de finalidade.

Por isto tenho diferentes métodos conforme a situação. No Brasil, tento ver o maior número possível de inéditos e o faço em três visitas, pois, acredito que o desenvolvimento volvimento de um animal nesta fase de vida é prioritário como fator seletivo. Não pode ser acelerado artificialmente, mem retardado por qualquer motivo de saúde. Vejo primeiro o fisico e depois analiso o pedigree. Durante a inspeção, o que realmente me interessa é a data de nascimento.

Em Keeneland, devido ao número de ofertas, - sempre acima dos 4,000 lotes - tenho que fazer uma pré seleção por pedigree e então analiso primeiro as famílias maternas, depois as estruturas genéticas e ai chego aos outros detalhes tais como pai, mãe como indivíduos.

No item da crença que o diferenciado possa vir de qualquer lugar, há também a necessidade de se ter em anular o local que já produziu o diferenciado bem como o fato que um irmão do diferenciado sempre exerce. Como ponto negativo, sempre tenho em mente evitar aquele criador que super prepara inéditos para as vendas, ajudando-os de forma artificial, e existem formas de detectar esta anomalia. Vendem bem e correm mal, ou nas três visitas minhas, ter detectado uma forma desproporcional de crescimento nos meses finais. 

Não me sinto na obrigação de adquirir quem quer que seja, onde for. Tenho consciência que mesmo o cavalo diferenciado possa vir de qualquer lugar, existem estabelecimentos de cria que colaboram com mais de um neste sentido. E por isto eles são foco de uma atenção maior.

Não existe uma formula mágica. Existe sim uma liturgia do cargo, e uma obrigação de não deixar haver um desvio de finalidade.Soou ou não sou moderninho?