Logo, quando falo de Hyperion, Tourbillon e St. Simon, sei haver muita tradição nos mesmos. Foram verdadeiros monstros sagrados a uma determinada época. Todavia, qual é o verdadeiro legado atual deles para a criação mundial? O mesmo do Penarol. Respeito mas nenhum temor.
Existe uma dominância quase que obsessiva dos Noertherns Dancers., mas basicamente com dois canais A seguir vemos Mr. Prospector, por várias vertentes, não tão efusivas como os dois canais de Northern Dancer, mas com uma quantitativo importante. E baixando vários detrás, Nasrullah - basicamente por um veio - Royal Charger, via Hail to Reason - hoje mais para Halo do que para Roberto - com um pouquinho de Sir Ivor, outrossim mais relegado a distante Australasia e Man O'War, via In Reality, que aos trancos e barrancos, resiste, mas já dá os primeiros indícios de estafa. Ajudem-me e me apontem o que mais? Serie eternamente grato.
Tapit
O veio de Nasrullah que consegue sobreviver com real requinte, é o de Bold Ruler. Todavia foram necessárias duas gerações após o mesmo, para s Seattle Slew surgir e criar uma alma própria com seu filho A. P. Indy e seu bisneto Tapit (Pulpit). E eu penso, como Tapit uma cavalo a primeira vista sem atributos, pode se unir a este seleto grupo de chefes de raça?
Vejam que estamos falando de:
Northern Dances-Danzig-Danehill-Redoutes Choice-Snitzel: Northern Dancer-Sadlers Wells-Galileo-Frankel:
Mr. Prospector-Seeking the Gold-Dubai Millenium-Dubawi: Hail to Reason-Halo-Sunday Silence-Deep Impact.
Seattle Slew-A. P. Indy-Pulpit-Tapit
Contudo o fato da existência, quase inédita dquelas nove mães tordilhas de Tapit, vivem povoando a minha mente, como uma espécie de assentadora de tijolos montados pela sequência erigida a partir de Seattle Slew, descrita. Uma sequência que quer se formar e permanecer na elite alta dos pedigrees clássicos modernos.
Constitution
Minha vizinhança a Gulfstream - que praticamente está em meu quintal - me fez prestar a devida atenção a um cavalo invicto neste hipódromo, nas quatro disputas a que foi obrigado a disputar, sendo duas delas, das três mais importantes carreiras ali corridas, o Florida Derby e o Dono Handicap, ambas de graduação 1. Constitution.
Seu pedigree, não é aquele dos meus sonhos, mas Tapit e Distorted Humor tem que ser respeitados, e um tripé formado por imbreeds em Northern Dancer, Mr. Prospector e Seattle Slew pelo que produziram até aqui. O resto, realmente não me seduz.
Abro um parênteses para o fato que nesta década houveram nove - contando com Constitution - ganhadores de grupo, que levam em seus pedigrees, este tripé, e um deles Competitive Edge, ter sua primeira geração estreando esta temporada, ele que pertence as lides da poderosa Ashford Stud. Fecho parênteses.
Mas qualquer que possa a opinião, a favor ou ao contrário, a verdade nua e crua que a amostragem ate aqui de sua primeira geração, me deixa excitado. Dois ganhadores de grupo, em dois importantes hipódromos, Saratoga e Del Mar. Sua primeira geração é composta de 95 produtos registrados. com 10 elementos corridos, sendo seis ganhadores, com especial atenção a By Your Side e Amalfi Sunrise.
Respeitar a tradição sempre esteve nas defesas de minhas teses, mas Tapit tem balançado muitos conceitos no meu modo de ver e a procura de quem será seu mais importante mensageiro, passa a ser o enigma a ser descoberto.


