Penso bastante tempo de meu dia porque coisas acontecem no turfe e possíveis parâmetros de atuação que possam se repetir e um desses, que persigo a anos, é o concernente a paridade de perfis aptitudinais. Vou tentar me explicar melhor. Pois quem se explica, se complica. Adivinhem quem dizia isto??????O que batizo de compacidade de perfil aptitudinal é um filho possuir as características de seu pai, sendo este último considerado por mim um raçador. Por exemplo Danzig, correu três. Ganhou três. Tinha uma velocidade descomunal e ninguém em sã consciência o via como um cavalo que pudesse no desenrolar de sua carreira atingir distâncias bem mais alentadas. Como reprodutor ele produzir todo tipo de cavalo, do sprinter como ele, aos clássicos e stayers. Mas seus principais mensageiros reprodutivos foram indubitavelmente dois sprinters Danehill e Green Desert. Que igualmente produziram todo e qualquer tipo de cavalo. Westerner, por exemplo, mesmo sendo filho de Danehill, venceu todas as provas de alto fundo europeias, a Ascot Gold Cup, o Gladiateur, o Real Oak, o Cadran, o Barbeville, named. Mas na reprodução fracassou porque em minha opinião não tinha a paridade do perfil aptitudinal de sua tribo.
Os melhores reprodutores filha de Danehill, Exceed an Excel, Redoute's Choice, bem como os de Green Desert, Oásis Dream, Cape Cross e Invisible Spirit, eram sprinters. Cape Cross chegou a ser especializado na milha. E foi justamente ele a gerar elementos de grande qualidade no fundo, como os ambos ganhadores do Derby e Arco, Golden Horn e Sea the Stars e a excepcional dual Oaks winner, Ouija Board.
Ai poderá vir a indagação. mas Sea the Stars era um cavalo que ia da milha a milha e meia e é considerado hoje um reprodutor de primeira linha, embora não tivesse o perfil altitudinal de sua tribo. Seria o fato dele ser filho de uma ganhadora do Arco, capaz de gerar a outro reprodutor com as mesmas casracteriosticas chamado Galileo?
O que isto sugere? Que é mais simples ir da velocidade a stamina que no sentido inverso. E a diferença na produção entre o raçador e o apenas bom reprodutor, é sua marca que não é outra coisa que sua capacidade de transmitir suas características principais. Seria, trazendo para um exemplo simples, colocar o Tafarel para a linha e o Romário para o gol. Afinal, cada macaco no seu galho, como alguém diria. E vocês sabem quem....