Mas não acredito na discussão inócua e muito menos em uma de suas consequências, a pior de todas, a guerra. Seja fisica ou verbal. A guerra imediatamente acaba com o respeito, a razão e a verdade, três - para mim - importantes baluartes do enriquecimento cultural.
Publiquei outro dia um estudo realizado na Australia, sobre os reprodutores de shuttle e aqueles que segundo elaborou o estudo, eram por seus critérios os mais bem sucedidos da atualidade. E você nota que um cavalo que faz o senhor LuiZ morrer de rir, bate a Galileo em todos os critérios. Isto que dizer que More Than Ready é melhor que Galileo? Evidentemente que não. Mas elucida duas verdades, que tem direito a ponto de exclamação. Que ele é melhor que Galileo numa mudança de hemisfério e que o senhor LuiZ é numa besta ao quadrado!
Quando alguém declara guerra a qualquer coisa, seja ela uma pessoa, ou idéia, normalmente perde com o respeito, a razão e consequentemente falta com a verdade para justificar suas anomalias cerebrais. Resumindo, apela. Mas os números e principalmente os fatos que eles substanciam, não tardam a provar quem possa ter a razão. Sempre fui um apaixonado por More Than Ready. Selecionei para o H e R, uma égua cheia de More than Ready e acredito eu que a única potranca de High Chaparral que aqui aportou. Mas fomos também os primeiros a trazer um filha de Galileo para responsabilidades reprodutivas. Outras vieram a seguir, e hoje creio serem mais ou menos meia-dúzia. Qual delas produziu um ganhador de grupo ate aqui? Creio que nenhuma. Seriam elas más Galileos, ou Galileo é realmente algo que não funciona com mudança de hemisfério? Afinal não me recordo de nenhum de seus filhos machos, que seja real sucesso no breeding-shed.
E Giants Causeway?
Nos shuttles com a América do sul, creio que Scat Daddy possa ser um dos únicos reprodutores que produziu bem nos dois hemisférios. Degraus abaixo colocaria Royal Academy, Northern Afleet e Elusive Quality, a quem devemos o TNT suas vindas.
Há de haver uma explicação plausível para o fato. Não sei se um dia terei a resposta. Apenas compilo os fatos e deles tento tirar conclusões, que me parecem lógicas. Agora imaginem o risco de se trazer um Galileo ou Giants Causeway com campanha fraca. Não seria acrescentar um risco maior ainda a uma situação que já me parece critica por excelência?
Vó Adelina dizia que em campos de alto refinamento que produziam tabaco, não se produziam uvas, e isto é o que aquele estudo australiano provou para mim.
