HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

domingo, 15 de setembro de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: O QUE NÃO MUITA GENTE NOTA

Quem acompanha meus textos sabe que nada, nem ninguém no mundo do turfe, pode ser considerado sequer similar a Federico Tesio.  Penso ser um sacrilégio alguém pensar de forma distinta. Mesmo sem querer comparar divindades, a seguir vejo Lord Stanley Derby e numa terceira posição, empatadinhos. Aga Khan III e Marcel Boussac.

Todavia, quando tive meus primeiros estudos aprofundados com o senhor Atualpa Soares, muito aprendi sobre Aga Khan III, que por 13 vezes liderou as estatísticas inglesas de proprietários, tendo que para isto vencer 16 dos chamados clássicos ingleses, entre os quais cinco Derbies: Blenheim, Bahram, Mahmoud, My Love e Tulyar.


Outrossim, em meus estudos, duas éguas são para mim primordiais numa avaliação mais aprofundada: A Flying Filly, Mumtaz Mahal e a ganhadora do Irish Oaks de 41, Uvira. Elas estabeleceram a força de duas grandes vertentes femininas, a 9-c e a 3-l.



Por isto talvez tenha demonstrado tanta excitação ao recentemente adquirir a uma descendente direta de Uvira, por seu ramal mais proeminente, o estabelecido por sua filha Missy Baba, do qual partem seus dois mais poderosos veios de ação clássica, os estabelecidos por sua filha, a ganhadora do Ashland Stakes, Gay Míssile e por sua outra filha, a broodmare of the year, Toll Booth.

Agora imaginem minha excitação ao encontrar em um pedigree, duplicações no chefe de raça e Horse of the Year, A. P. Indy - o melhor produzido pela linha Gay Míssile, sua bisavó - e na matriarca Toll Free, filha de Toll Booth. Creio que o Marcelo Augusto esteja talvez mais abalisado para opinar o que representam tantas linhas 3 em um mesmo pedigree.


Não esquecer o que as pessoas lhe dizem, é um exercício que todo ser humano deveria fazer. lembro do senhor Atulpa falando destas duas éguas e que embora Mumtaz Mahal fosse a mais badalada na época, - anos 80 - um dia Uvira a suplantaria, pela stamina que tinha.




Tenho curiosidade de saber quando deparo com. um pedigree de tanta correção como este, de perguntar a quem o formulou, a razão da escolha. Seria obra do acaso ou caso premeditado? Kendra Penn, é um jovem simples mas que ao perguntada, em sua forma afável de se expressar apontou pela duplicação de Toll Free, em ambas linhas baixas. Segundo ela, duplicar em linhas maternas uma égua de tamanha qualidade, em sua observação já havia dado frutos.

Kendra não notou que A. P. Indy era também um 3-l oriundo do mesmo ramo de Toll Free, e apenas comentou que haviam inclusive mais imbreeds em outros cavalos importantes, naquele pedigree. Isto se chama bom senso, que não exige grande conhecimento de causa, mas muito conhecimento de vida.


Não seria hora para alguém se aproximar de dona Mandy, que adquiriu por record mundial de preço para uma fêmea com fins reprodutivos, Havre de Grace - USS10,000,000 - que ela por ser igualmente uma 3-l - a égua não a senhora - deveria ser coberta por um cavalo desta mesma linha? Ou que ela pesquisasse mais e quando desse de cara com um fisico e pedigree destes, ai sim gastasse bem seu rico dinheirinho?