Perguntaram-me por que investir em Tonalist que aparentemente parece ser um cavalo de fundo num turfe como o norte-americano, que tende a velocidade. Primeiro que parece ser, nem sempre é. E segundo que eu tenho as minhas razões e aqui mas exponho, independentemente do pai da potranca que adquiri, tenha sido o menor dos fatores em minha decisão de apresenta-la ao cliente.
Desculpem aos que assim não acreditam, mas nunca fui e espero que nunca serei um cara de conceitos fechados. Conceitos tem que ter fluidez. E os meus acredito que tenham. Quando algo prova que não estou totalmente certo, recolho minhas crenças, reestudo, e faço novas, dentro do que assumo como básico.
Vejam o caso de Unbridled. Para mim um cavalo de fundo, até pegar pela frente Housebuster - o Champion sprinter - e demoli-lo com a crueldade de um Conde Drácula, nos 1,400 metros do Deputy Minister Handicap (Gr.3) a minha frente em Gulfstream Park. Guardei a informação e anos depois vi que um cavalo da stamina dele, e com o burst of speed capaz de demolir um Champion sprinter na distância de 1,400m, era o prenuncio de uma nova etapa.
Vi Tonalist fazer o mesmo muitos anos depois na Cigar Mile. Ele, detentor de um Belmont e dois Jockeys Clubs Cups. Acendeu imediatamente uma luzinha no canto de meu cérebro.
Cavalos com esta capacidade aqui nos Estados Unidos, normalmente se transformam em grandes reprodutores, e não creio que Tonalist será uma exceção, principalmente com a linha baixa que tem. E antes que tenha inicio a saraivada de especulações. Tonalist não é um cavalo de fundo. Para mim, ºe um cavalo com stamina, de aceleração final importante.
Aqui vão suas principais corridas.