Dubai Millenium
Volto a repetir, pois com certeza será, no mínimo, a enézima vez que me perguntam a mesmíssima coisa: se vale a pena duplicar chefes de raça ou matriarcas, que não foram tão importantes assim?Primeiro acho válido consertar a pergunta, pois, se os elementos a serem discutidos são chefes de raça e matriarcas, foram assim definidos, por serem importantes. Reformulemos em se tratando de machos e fêmeas não conceituados
Outrossim, no caso dos machos, mesmo em se tratando de elementos não conceituados, o simples fato de estarem em um pedigree, pode ser um sinal de qualidade, pois, foram capazes de procriar alguém capaz de manter seu nome vivo por mais de uma geração. Mas o importante é que entendi o sentido da pergunta.
Você ter um elemento imbreed em Native Dancer, Tom Fool e War Admiral a principio pode não o empolgar, mas se a isto determinarmos que a mãe em que\estão é uma ganhadora de grupo 2 filha de Fall Aspen, melhora consideravelmente a situação. Este é o caso de um dos maiores cavalos de corrida deste século, Dubai Millenium.
Sei que os três imbreeds citados não me causam arrepios, muito menos as presenças em posições chaves de Shareef Dancer, Pretense e Swaps. Mas igualmente confesso que gostaria de ter criado Dubai Millenium e se possível ter sido proprietário do mesmo quando ainda em corrida.
O que fez Dubai Millennium ser o que foi? Nunca há de se saber o porque? Não posso precisar, outrossim, me dou ao direito de imaginar, que um somatório de condições.
Fantastic Light
Fantastic Light foi outro elemento de primeira linha, capaz de bater a grandes cavalos como Galileo, Kalanisi e engrossar com Montjeu. Olhem seu pedigree, imbreeds em Nearco, Cohoes e Menow, além de uma duplicação em Almahmoud. Mas seria isto a real razão de seu sucesso em pista, ou o fato dele também ser um descendente direto de Pretty Polly?
Quando digo que mal não há de fazer, me refiro a casos como estes com imbreeds e duplicações, não muito encontradas nos pedigrees do ganhadores de prova de grupo. E creio que mal, não fizeram.
Dubai Millenium, tinha tudo para ser um must reprodutivo, mas nos abandonou cedo. Mesmo assim nos deixou um legado: Dubawi. Fantastic Light, não foi aquilo que possa ser considerado um garanhão de primeira. Seria o caso da limitação até aqui na transmissão da descendência de Blushing Groom, via linha alta?
Nunca ]e tarde lembrar que estamos nos reportando a dois elementos de real excepcionalidade. Não apenas dois bons cavalos. E que demonstraram ter pontos em comum. Reprodutores consagrado reprodutivamente, mães descendentes de linhas maternas de fundação acima de qualquer suspeita
Por isto, caro leitor, há de se respeitar qualquer tipo de imbreed ou duplicação, pois, como disse anteriormente para seu nome aparecer em um pedigree, principalmente no caso dos machos, é por que de alguma forma você o fez por merecer.



