Sou muito perguntado, sobre a melhor forma de se fazer cruzamentos. Com reprodutores sediados ou de propriedade alheia? E que reprodutores nacionais mereceriam ir a nossos breeding-sheed? Como diria Jack, vamos por partes...
O mistério da informação correta, está cristalizado em cinco ações: quem, quando, onde, como e o porque? Mas tem ainda, muita gente, que não da bola para estes detalhes. Acredita na primeira baboseira que lhe é apresentada, embarca na jangada. Afinal, tudo é uma questão de sorte. Alguém já se preocupou em fazer estas cinco perguntas tendo como assunto, as datas FIFA? Acredito que não.
O vírus da data FIFA. Que vitimou este ano Neymar, o goleiro espanhol, e com tentativas escandalosas de prejudicar times como o Flamengo e o Grêmio, e tudo isto, as vésperas de uma semifinal para a Libertadores. Completa insanidade mental, com requintes de crueldade...Mas voltemos aos trilhos.
Alguém quando seleciona um reprodutor pergunta quem, quando, onde, como e o porque? Não, mas acho que deveria. Mesmo que as respostas não preencham as suas aspirações iniciais. Senhores e senhoras, um dia a conta chega. É como gastar com cartão de credito. Simples, mas em 30 dias a fatura chega e os juros são altos se o debito não for saldado totalmente. No turfe, o prejuízo é acumulado. Espera-se três anos, e se os primeiros sinais demonstrarem serem negativos, a apreensão de haver mais três gerações a caminho, consome a sua resistência.
Pergunto-me, se em suas atividades fora dos hipódromos proprietários são capazes de investir seu dinheiro em seus negócios particulares sem perguntar, quem, quando, onde, como e o porque? Acredito que não.
Vivemos num sistema de reprodutores sediados. Uns se fixam outros não. O líder entre os criadores, o Santa Maria de Araras de há muito se utiliza da politica de usar reprodutores próprios. Sempre conta com três ou quatro, em seu plantel. O Figueira do Lago, que assume a segunda posição prefere a utilização do reprodutor alheio, do qual tem cotas ou adquire coberturas. O Anderson, que luta por esta segunda colocação usa um sistema misto. garanhões internos e utilização de outros externos. Qual o sistema melhor? Não me arrisco a responder.
Aproveitando o gancho, o leitor Marcus José Andrade da Cunha, me perguntou se o cavalo Frisson seria ou não uma opção reprodutiva valida?
Inicio esta resposta, enunciando um fato. Quando selecionei a inédita Bleu Blanc Rouge lembro que na época me foi perguntado, qual a validade de trazer uma filha do não conhecido no Brasil Steady Growth numa não corrida filha de Commemorate? E respondi, que ela além de ter um fisico estupendo, que Steady Growth tinha sido Canadian Champion 3yo, além de ter vencido o Derby local. E que esta não corrida filha de Commenmorate, era igualmente filha de uma Champion Grass horse, Bounding Away. Logo havia substância naquele pedigree,
Pois bem Bleu Blanc Rouge estabeleceu no TNT, de forma clara e inequívoca, aquilo que chamo de uma árvore de transmissão clássica. Logo um elemento como Frisson, filho do English Classic Group Miler winner Refuse to Bend , numa filha do French Classic Group Miler winner Vettori, tem o que chamo ser a chance de transmissão de classe.
Não conheço fisicamente Frisson. Mas se ele tiver bons atributos físicos, creio que geneticamente tem potencial, e pelo que apresentou em pista, a certeza minha se torna maior ainda. O ponto final seria, as chances a ele ofertadas. Quando a isto não poderei responder.
Porém no quem, quando, onde, como e o porque ele parece passar em todos os itens.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
